DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL COM ESTUDANTES AUTISTAS: UMA EXPERIÊNCIA NA PERSPECTIVA DO ENSINO EXPLORATÓRIO
DOI:
https://doi.org/10.22407/2176-1477/2024.v15.2447Palavras-chave:
Educação Especial, Pensamento Computacional, Ensino de MatemáticaResumo
Os estudantes diagnosticados com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) apresentam características peculiares relacionadas ao desenvolvimento da comunicação social e comportamento repetitivo com interesses restritos. Há necessidade de uma atenção especial aos processos de ensino e de aprendizagem com esses estudantes, principalmente em relação às aprendizagens essenciais, em acordo com as diretrizes curriculares atuais. Neste sentido, o Pensamento Computacional (PC) é entendido como uma capacidade a ser desenvolvida. Com essa perspectiva, a presente pesquisa buscou responder à questão: quais contribuições de uma abordagem baseada no ensino exploratório para o desenvolvimento do Pensamento Computacional com estudantes com TEA? Assim, considerou-se o desenvolvimento de uma experiência de ensino com dois estudantes com TEA de nível moderado. Admitiu-se uma investigação de natureza qualitativa e interpretativa, em que o levantamento de dados envolveu o registro de áudios, produção escrita e a confecção de um diário de campo. Os dados foram analisados segundo os preceitos da Análise de Conteúdo, e os resultados indicam que as ações dos participantes na tarefa exploratória proposta contribuíram para o desenvolvimento do PC, apresentando correlação especialmente com dois de seus pilares, nomeadamente o Reconhecimento de Padrões e a Abstração.
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