CONTRIBUIÇÕES DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NA MOBILIZAÇÃO E DIVULGAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2023.v14.2187

Palavras-chave:

Divulgação Científica, História em Quadrinhos, Ensino de Matemática.

Resumo

O ensino das ciências precisa de reflexões, principalmente no tocante aos mecanismos de divulgação e aproximação delas. A matemática é um exemplo de ciência que historicamente é de difícil compreensão, causando resistência aos processos de ensino e aprendizagem. Considerando os aspectos supracitados, é perceptível que muitos métodos de ensino surgem a partir da tentativa de mobilizar a aprendizagem dessa ciência. Ao analisar esse cenário, percebeu-se que as Histórias em Quadrinhos são métodos potenciais, os quais, nas últimas décadas, têm contribuído nos processos de conhecimento, tendo em vista seu caráter cômico e atrativo que aproxima os estudantes da aprendizagem. Percebendo essa capacidade, foi pensada a elaboração de um projeto de extensão que fizesse uso das Histórias em Quadrinhos (HQ), visando a mobilização e a divulgação do conhecimento matemático. Para tanto, selecionou-se uma amostragem de dez alunos, a fim de que passassem por processos formativos, apropriação do instrumento didático (HQ) e do saber canônico, bem como disseminação do aprendizado. Desse modo, para exploração dos resultados, contou-se com o material produzido, o retorno obtido nos meios de comunicação (Instagram) e com a mobilização dos saberes dos estudantes participantes. Os resultados obtidos na averiguação foram promissores e acredita-se que contribuirão com novas pesquisas, no que se refere à utilização das HQ no ensino de ciências.

Biografia do Autor

Taís Oliveira Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Doutoranda pelo programa de Pós- Graduação de Ensino de Ciências - PPGEC/UFRPE. Mestre pelo programa de Pós-Graduação em Educação em Ensino de Ciências e Matemática-PPGCM/UFPE, Graduada em Licenciatura em Química pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Pesquisadora nas áreas de argumentação, história em quadrinhos, ensino de Ciências, ensino de Química. Atua no Grupo de Pesquisa em Educação, História e Cultura Científica e no Núcleo de Pesquisa da Argumentação. 

Referências

BACHELARD, Gaston. A formação do espírito científico. Rio de Janeiro, Contraponto, 1996.

BRANDÃO, Daniel. A linguagem dos quadrinhos. Fortaleza: O Povo, 2018.

BORGES, Antônio Tarciso. Novos rumos para o laboratório escolar de ciências. Caderno Brasileiro de ensino de Física, v. 19, n. 3, p. 291-313, 2002.

BRUNER, Jerome Seymour. O processo da educação. 6. ed. São Paulo: Companhia Editorial Nacional, 1976.

DELIZOICOV, Demétrio. Problemas e problematizações. Ensino de Física: conteúdo, metodologia e epistemologia numa concepção integradora. Florianópolis: Ed. da UFSC, p. 125-150, 2001.

EISNER, Will. Narrativas gráficas. São Paulo: Devir, v. 168, 2005.

FIORENTINI, Dario. Alguns modos de ver e conceber o ensino da matemática no Brasil. Zetetiké, v. 3, n. 1, 1995.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. rev. e atual. Rio de Janeiro: Paz e Terra, p. 95-101, 2011.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Editora Paz e terra, 2014.

GUIMARÃES, Edgard. O aprendizado da linguagem da história em quadrinhos. ENCONTRO DOS NÚCLEOS DE PESQUISA INTERCOM, v. 2005, p. 1-14, 2005.

RAMA, Ângela; VERGUEIRO, Waldomiro. Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. Editora Contexto, 2008.

RAMOS, Paulo; VERGUEIRO, Waldomiro. Quadrinhos na educação. Editora Contexto, 2013.

ROBB, Brian J. A Identidade Secreta dos Super-Heróis: a história e as origens dos maiores sucessos das HQs: do Super-Homem aos Vingadores. Editora Valentina, 2017.

SANTOS, Roberto Elísio; VERGUEIRO, Waldomiro de Castro Santos. Histórias em quadrinhos no processo de aprendizado: da teoria à prática. EccoS–Revista Científica, n. 27, p. 81-95, 2012.

VASCONCELOS, Cláudia Cristina. Ensino-aprendizagem da matemática: velhos problemas, novos desafios. Revista Millenium, v. 20, p. 2023-03, 2000.

VERGUEIRO, Waldomiro. A atualidade das histórias em quadrinhos no Brasil: a busca de um novo público. História, imagem e narrativas, v. 3, n. 5, p. 1-20, 2007.

Downloads

Publicado

2023-10-02

Como Citar

Silva, T. O. (2023). CONTRIBUIÇÕES DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NA MOBILIZAÇÃO E DIVULGAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 14, e23142187. https://doi.org/10.22407/2176-1477/2023.v14.2187

Edição

Seção

Artigos Científicos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.