UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR PARA O ENSINO DE QUÍMICA E BIOLOGIA

Autores

  • Fernanda Serpa Cardoso Universidade Federal Fluminense
  • Alfredo Weberton Lopes Conceição Universidade Federal Fluminense
  • André Luiz da Silva Christianes Instituto Nacional do Câncer
  • Gustavo Dias Azevedo Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Sonia Regina Alves Nogueira Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2023.v14.2146

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Ensino Médio, Saúde, Planejamento Bimestral

Resumo

Presente em diversos documentos que norteiam a educação brasileira, a interdisciplinaridade ainda é pouco explorada na educação básica, sobretudo no que concerne ao ensino de ciências da natureza. Além disso, a nítida separação entre o que é ensinado e sua aplicação no contexto social que os educandos se encontram inseridos é um empecilho a formação cidadã do indivíduo, a ser promovida também por essas disciplinas. Nesse sentido, com o objetivo promover a análise crítica do mundo e contribuir para a formação de sujeitos de direito, capazes de desnaturalizar as violações de direito presentes no cotidiano e reivindicar seus direitos, desenvolveu-se uma estratégia didático-pedagógica interdisciplinar, para o ensino de química e biologia, usando como elemento norteador o tema saúde. No presente trabalho são apresentados os andamentos pedagógicos com as diversas atividades a serem realizadas com alunos em dez aulas, de 50 minutos, de química e onze de biologia.  As atividades de pesquisa orientada, experimentação, observação das vizinhanças escolares e domiciliares, que também exploram características do ambiente sociocultural de estudantes do Ensino Médio, podem ser adaptadas às diferentes realidades em que se encontrarem aqueles que dela participarem. Foram planejadas para promover o diálogo e proporcionar o desenvolvimento de múltiplas habilidades e competências, como a análise crítica de fontes e materiais imagéticos, audiovisuais e textuais, bem como das condições de vida dos educandos, seus familiares e vizinhos, assim como promover reflexões acerca do direito à saúde e capacitar os estudantes a reivindicá-lo.

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Publicado

2023-08-21

Como Citar

Serpa Cardoso, F., Lopes Conceição, A. W., da Silva Christianes, A. L., Dias Azevedo, G., & Alves Nogueira, S. R. (2023). UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR PARA O ENSINO DE QUÍMICA E BIOLOGIA. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 14, e23142146. https://doi.org/10.22407/2176-1477/2023.v14.2146

Edição

Seção

Produto Educacional