RESENHA DO LIVRO: NEUROCIÊNCIA E EDUCAÇÃO: COMO O CÉREBRO APRENDE
DOI:
https://doi.org/10.22407/2176-1477/2021.v12i3.1741Palavras-chave:
neurociência, educação, aprendizagemResumo
A interlocução entre Neurociência e Educação está cada vez mais presente no cotidiano dos educadores, principalmente após a década de 90 ser chamada da década do cérebro, a qual permitiu a partir de então avanços das pesquisas científicas voltadas para a compreensão do sistema nervoso. Esta resenha tem por objetivo apresentar a obra “Neurociência e Educação: Como o Cérebro Aprende”, dos autores Ramon Moreira Cosenza e Leonor Bezerra Guerra. A obra abordada na presente resenha é uma das pioneiras em explorar como a Neurociência pode contribuir com o processo de ensino e aprendizagem. Os autores explanam com uma linguagem simples e objetiva a organização e o neurodesenvolvimento do sistema nervoso, bem como as dificuldades e os transtornos de aprendizagem, por exemplo, dislexia e discalculia, os quais podem comprometer o processo de aprendizagem. Por último, os autores levam o leitor a discutir como os estudos neurocientíficos são importantes para a educação e como tais conhecimentos podem contribuir para a excelência dos processos de ensino e aprendizagem. O livro em questão é indicado para profissionais da educação e da saúde, mas também para leitores curiosos em conhecer e compreender como a Neurociência afeta a aprendizagem.
Referências
COSENZA, Ramon Moreira; GUERRA, Leonor Bezerra. Neurociência e Educação: Como o Cérebro Aprende. 1. ed. Porto Alegre, RS: Artmed, 2011, 151p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Flávia Lage Pessoa da Costa, Viviane Aparecida Carvalho de Morais

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do artigo, e se compromete a enviar como documento suplementar uma carta de consentimento com a assinatura de todos os autores informando que tem a permissão para a submissão do texto assim como assegura que não há violação de direitos autorais e nem qualquer tipo de plágio (incluindo autoplágio).