RESENHA DO LIVRO: NEUROCIÊNCIA E EDUCAÇÃO: COMO O CÉREBRO APRENDE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2021.v12i3.1741

Palavras-chave:

neurociência, educação, aprendizagem

Resumo

A interlocução entre Neurociência e Educação está cada vez mais presente no cotidiano dos educadores, principalmente após a década de 90 ser chamada da década do cérebro, a qual permitiu a partir de então avanços das pesquisas científicas voltadas para a compreensão do sistema nervoso. Esta resenha tem por objetivo apresentar a obra “Neurociência e Educação: Como o Cérebro Aprende”, dos autores Ramon Moreira Cosenza e Leonor Bezerra Guerra. A obra abordada na presente resenha é uma das pioneiras em explorar como a Neurociência pode contribuir com o processo de ensino e aprendizagem. Os autores explanam com uma linguagem simples e objetiva a organização e o neurodesenvolvimento do sistema nervoso, bem como as dificuldades e os transtornos de aprendizagem, por exemplo, dislexia e discalculia, os quais podem comprometer o processo de aprendizagem. Por último, os autores levam o leitor a discutir como os estudos neurocientíficos são importantes para a educação e como tais conhecimentos podem contribuir para a excelência dos processos de ensino e aprendizagem. O livro em questão é indicado para profissionais da educação e da saúde, mas também para leitores curiosos em conhecer e compreender como a Neurociência afeta a aprendizagem.

Biografia do Autor

Flávia Lage Pessoa da Costa, PUC_MG

Possui graduação (Licenciatura) em Ciências Biológicas (UFMG), Especialização em Ensino de Ciências e Biologia (PUC-MG), Mestrado e Doutorado em Medicina Molecular (UFMG).  Professora na Educação Básica. Coordenadora da área de Ciências e Biologia em rede privada na Educação Básica. Professora adjunta I da PUC Minas. Coordenadora de pós-graduação na PUC-Minas. 

Viviane Aparecida Carvalho de Morais, PUC_MG

Doutora em Neurociência Translacional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2021), Mestre em Neurociências (2016) e graduada em Fisioterapia (2015) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora do Curso de Especialização lato-sensu em Neurociência e Educação: Bases Neurofisiológicas do Aprendizado da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas).

Referências

COSENZA, Ramon Moreira; GUERRA, Leonor Bezerra. Neurociência e Educação: Como o Cérebro Aprende. 1. ed. Porto Alegre, RS: Artmed, 2011, 151p.

Downloads

Publicado

2021-10-05