BIOMAS BRASILEIROS: A LUDICIDADE DE FORMA SIGNIFICATIVA POR MEIO DO JOGO DA AMARELINHA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2021.v12i1.1498

Palavras-chave:

Biomas brasileiros, Ludicidade, Multidisciplinaridade, Aprendizagem Significativa.

Resumo

Para que na atualidade, marcada pela presença de artefatos tecnológicos, a aprendizagem de conteúdos se torne efetiva e significativa, é necessário que o ensino se reinvente. A inserção da ludicidade por meio de materiais potencialmente significativos podem ser uma das soluções para a construção de novos conhecimentos, alicerçados na aquisição de conceitos científicos, sem perder o prazer em aprender. O jogo pode representar uma atividade dinâmica e construtiva de conhecimentos, podendo ampliar cada vez mais o contexto cognitivo dos discentes. Esse trabalho teve como objetivo reforçar conceitos importantes sobre Biomas brasileiros de forma dinâmica, tendo como proposta uma atividade lúdica que não gere competições e acirramentos entre as equipes, e, que torne significativa a aprendizagem. Este trabalho é o relato de uma experiência docente de caráter descritivo, embasado na observação sistemática em sala de aula, tendo como metodologia de análise uma abordagem qualitativa do tipo participativa. Os participantes foram alunos das turmas do 7º ano do Ensino Fundamental de um colégio militar da cidade do Rio de Janeiro. Uma diversidade de atividades foi oferecida a este público, como seminários, palestras, oficinas, no intuito de adquirirem embasamento teórico para atuarem na atividade lúdica que seria posteriormente proposta, um jogo, sobre Biomas brasileiros. O jogo oferecia um tabuleiro no formato de amarelinha com dozes casas, duas imagens referentes a cada um dos biomas, sendo considerados, ao todo, seis biomas; continha 60 cartas de perguntas conceituais para esses biomas. Os alunos participantes demonstraram satisfação em relação ao contexto apresentado, o que faz as autoras considerarem que o jogo atingiu a meta de ensino, estimulando os alunos a seguirem sem medo de errar. O jogo por ser cooperativo, estabeleceu uma relação de jogar sem se preocupar em ganhar, pois a intenção era chegar ao céu, respeitando o tempo que foi estipulado pela docente, além disso foi satisfatório, tendo atingido a aquisição de conceitos e construção de conhecimentos significativos.

Biografia do Autor

Elisangela Souza Cunha, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro / PROPEC

Departamento de Bioquímica Médica

Área: Ensino de Ciêncais e Biologia

Valéria Vieira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro / PROPEC

Mestrado e Doutorado pelo Instituito de Bioquímica Médica/UFRJ, em Educação, Gestão e Difusão em Biociências. Pós Doc em Educação Não Formal pelo Museu de Ciências Espaço Ciência Viva.

Referências

AUSUBEL, D. Aquisição e retenção de conhecimentos: Uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Editora Plátano, 2000.

BATISTA, R.S.; SOUZA, L. M DE.; CARLOS, R.P.C. Brincando com Jogos sobre Biomas e Divulgando a Ciências. DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E ENSINO DE CIÊNCIAS - DEBATES PRELIMINARES. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo Vitória, Espírito Santo 2015. Disponível em: <https://www.researchgate.net/profile/Emerson_Goncalves/publication/321911835_CAP_05_A_contribuicao_dos_desenhos_animados_para_a_divulgacao_e_a_construcao_da_cultura_cientifica_The_contribution_of_cartoons_to_the_dissemination_and_construction_of_scientific_culture/links/5a391105a6fdccf6c1b4747c/CAP-05-A-contribuicao-dos-desenhos-animados-para-a-divulgacao-e-a-construcao-da-cultura-cientifica-The-contribution-of-cartoons-to-the-dissemination-and-construction-of-scientific-culture.pdf#page=65> Acesso em: 10 jun 2018.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria da Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília, DF, 1998.

BRASIL. PCN Ensino Médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais – Bases Legais. Brasília: Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação Média e Tecnológica (Semtec), (2000).

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria da Educação Média e Tecnológica. PCN + Ensino Médio: Orientações Educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília, DF, 2002. 144p

BRASIL. Orientações curriculares para o ensino médio. Volume 2, 2006. Brasília. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_02_internet.pdf>. Acesso em: 12 jan 2016.

CACHAPUZ, A., GIL-PÉREZ, D., CARVALHO, A.M.P., PRAIA, J. E VILCHES, A. (orgs), A Necessária Renovação do Ensino de Ciências, São Paulo, Cortez, 2005.

CANTO, A. R.; ZACARIAS, M. A Utilização do jogo Super Trunfo Árvores Brasileiras como instrumento facilitador no ensino dos biomas brasileiros. Ciências & Cognição, v. 14, n .1, p. 144-153, 2009.

GOMES, R. R.; FRIEDRICH, M. A. Contribuição dos jogos didáticos na aprendizagem de conteúdos de Ciências e Biologia. In: Encontro Regional de Ensino de Biologia, 1., 2001, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro, 2001. p. 389-392.

HUIZINGA, J. Homo ludus. 4 ed. São Paulo: Perspectiva, 2000.

KIMURA, S. Geografia no ensino básico: questões e propostas. 2. ed. 3ª reimpressão. – São Paulo: Contexto, 2014.

MADERS, E. A. S; KLAMT, S. L.; TONIELO, S. S. A MATEMÁTICA NOS JOGOS POPULARES – AMARELINHA. 1ª Feria Regional de Matemática. https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/feiramatematica/article/view/9237/7898

MORATTORI. P. B.; Por Que Utilizar Jogos Educativos no Processo de Ensino Aprendizagem. (Trabalho de conclusão) – Disciplina Introdução da informática da Educação da UFRJ; Rio de Janeiro, 2003. Disponível em: <http://www.nce.ufrj.br/ginape/publicacoes/trabalhos/t_2003/t_2003_patrick_barbosa_mo ratori.pdf>. Acesso em: 12 jul 2015.

MOREIRA, M. A. Pesquisa em Educação em Ciências: Métodos Qualitativos. Programa Internacional de Doctorado en Enseñanza de las Ciencias. Universidad de Burgos, Espanha; Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil. Texto de Apoio n° 14. Publicado em Actas del PIDEC, 4:25- 55, 2002.

MOREIRA, M. A. Aprendizagem Significativa: a teoria e textos complementares. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2011.

MOREIRA, M. A.; MASINI, E. F. S. Aprendizagem Significativa: A teoria de David Ausubel. São Paulo: Centauro, 2016.

RIZZI, L.; HAYDT, R. Atividades lúdicas na educação da criança: Subsídios práticos para o trabalho na pré-escola e nas séries iniciais do 1º grau. São Paulo: Ática, 2002.

SILVA, J. B. DA.; VALLIM, M. A. ESTUDO, DESENVOLVIMENTO E PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE BIOLOGIA. Aproximando, v.1, n. 1, 2015.

SILVA, T. A. C.; GONÇALVES, K. G. F. Manual de lazer e recreação: o mundo lúdico ao alcance de todos. São Paulo: Phorte, 2010.

VIELLA, M. A. L. Das intenções aos objetivos educacionais. In: CASTANHO, S.; CASTANHO, M. E. (Orgs). Temas e textos em metodologia do ensino superior. Campinas: Papirus, p. 113-123, 2006.

VOGT, C. De ciências, divulgação, futebol e bem-estar cultural. In: PORTO, Cristiane de Magalhães et al (orgs.). Diálogos entre ciência e divulgação científica: leituras contemporâneas. Salvador: EDUFBA, 2011. p. 7-17.

Downloads

Publicado

2021-04-14

Edição

Seção

Relato de Experiência