A APRENDIZAGEM: UM GRANDE DESAFIO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

  • Valéria Vieira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.22407/2019.v10i1.1169

Resumo

Como docentes e pesquisadores atuantes no ensino é comum questionarmos sobre porquê ou para que ensinar ciências. Se formos buscar na literatura, explicações e metodologias não faltam, além de não faltarem também diferentes terminologias para responder tais questões, muitas destas são expressões utilizadas para definir o propósito do ensino de ciências. Como exemplo podemos citar, uma resposta que sempre aparece para esse objetivo, ensinar para proporcionar o “letramento e/ou alfabetização cientifica”. Mas o que significam esses termos? Existe diferença entre eles?

Biografia do Autor

Valéria Vieira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Doutora (2005) e Mestre (2001) em Ciências - Educação, Gestão e Difusão em Biociências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Graduação em Ciências Biológicas UFRJ, com Bacharelado (Zoologia) e Licenciatura (1999). Pós-Doc (2007), no Centro de Ciências Espaço Ciência Viva (RJ), ONG parceira do IBqM/UFRJ. Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, atua nos cursos de Doutorado, Mestrado Profissional, e, Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências e nas Pós Graduações Lato-Sensu de Gestão Ambiental e Educação de Jovens e Adultos. Com a experiência na área de Ensino de Ciências, tem a pesquisa voltada para os seguintes temas: formação de professores, produção de material didático e ensino da saúde e do meio ambiente.

Downloads

Publicado

2019-04-25

Edição

Seção

Editorial