ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO CONTEXTO DE OFICINAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE BIOLOGIA

Autores

  • Nathan da Matta Oliveira Universidade do Estado do Rio de Janeiro Faculdade de Formação de Professores - Departamento de Ciências
  • Tatiana Galieta Universidade do Estado do Rio de Janeiro Faculdade de Formação de Professores Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade http://orcid.org/0000-0002-3822-1947

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2019.v10i3.1025

Palavras-chave:

alfabetização científica, formação continuada de professores, ensino de biologia

Resumo

O artigo apresenta resultados de uma pesquisa que buscou compreender as relações entre a alfabetização científica (AC) e a formação continuada (FC) de professores de Biologia no contexto de um curso de atualização. Foram analisados materiais referentes a oficinas pedagógicas do curso no que diz respeito à promoção da AC em três níveis. Das oito oficinas oferecidas, uma delas foi classificada como sendo promotora de AC no nível prático, seis promotoras de AC no nível conceitual e apenas uma promotora de AC multidimensional. Os resultados sinalizam a importância de que sejam ofertados cursos de FC que abordem não somente conteúdos específicos da Biologia, mas também coloquem os professores das escolas em contato com os resultados das pesquisas em Educação em Ciências, contemplando aspectos de história e natureza da Ciência e suas relações com a sociedade.

Biografia do Autor

Nathan da Matta Oliveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro Faculdade de Formação de Professores - Departamento de Ciências

Licenciado em Ciências Biológicas - FFP/UERJ

Tatiana Galieta, Universidade do Estado do Rio de Janeiro Faculdade de Formação de Professores Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade

Professora Adjunta da UERJ/FFP.

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Publicado

2019-12-15

Edição

Seção

Artigos Científicos