AVALIAÇÃO QUALITATIVA DAS PREPARAÇÕES DO CARDÁPIO DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO PRIVADAS E DOS ESPAÇOS DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO

Autores

  • Caroline Ferreira Soares Cabral
  • Gustavo Luis de Paiva Anciens Ramos
  • Luciana da Silva de Mattos Moura
  • Denise R. Perdomo Azeredo

Resumo

O objetivo deste estudo foi avaliar qualitativamente as preparações do cardápio de instituições privadas de ensino e dos Espaços de Desenvolvimento Infantil (EDI) do Município do Rio de Janeiro através do método de Avaliação Qualitativa das Preparações do Cardápio (AQPC). Foram avaliados os cardápios de cinco unidades de ensino privada, todas voltadas para um público de maior poder aquisitivo, e o cardápio das EDIs que contabilizam aproximadamente 528 unidades. Os critérios definidos para a avaliação foram: presença de frutas, presença de hortaliças, frequência mensal de laticínios, presença de alimentos ricos em enxofre, presença de doces, monocromia, técnicas de cocção e tipos de carne utilizada. Observou-se uma adequação de todos os cardápios quanto à presença de fruta e hortaliças (100%), porém a maioria dos cardápios precisam de adequação quanto a presença de doces e leite e derivados no cotidiano. A técnica de cocção mais empregada foi o cozimento e apenas uma instituição privada utilizava a fritura. Alimentos industrializados foram detectados no cardápio dos EDIs e em uma instituição privada de ensino. Conclui-se que os cardápios se mostraram adequados quanto a oferta de frutas e hortaliças, porém é necessário uma avaliação e adequação dos demais itens avaliados.

Referências

Abreu, E. S., Spinelli, M. G. N. (2011). Gestão de Unidades de Alimentação e Nutrição: um modo de fazer. 6 ed. São Paulo: Metha.

Accioly, E., Saunders, C., Lacerda, E. M. A. (2009). Nutrição em Obstetrícia e Pediatria. 2 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. 651 p.

Agência Brasil (2012). Apenas 27% das prefeituras usam pescado na merenda escolar semanalmente, diz ministro. Disponível em http://www.brasil.gov.br/noticias/arquivos/2012/05/10/apenas-27-das-prefeituras-usam-peixe-na-merenda-escolar-semanalmente-diz-ministro

Boaventura, P. D. S., Oliveira A. C., Costa, J. J., Moreira, P. V. P., Matias, A. C. G., Spinelli, M. G. M., Abreu, E. S. (2013). Avaliação qualitativa de cardápios oferecidos em escolas de educação infantil da grande São Paulo. Demetra: Alimentação, Nutrição e Saúde, 8(3): 397-409.

Brasil. (2012). Resolução n° 8, de 14 de maio de 2012. Altera os valores per capita da educação infantil no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Brasil. (2014). Guia alimentar para a população brasileira – 2. Ed., 1. reimpr. – Brasília: Ministério da Saúde p.156.

Brunken, G. S., Guimarães, L. V., Fisberg, M. (2002). Anemia em crianças menores de 3 anos que freqüentam creches públicas em período integral. Jornal de Pediatria, 78(1): 6-50.

Christmann, A.C. (2011). Avaliação qualitativa das preparações do cardápio – método AQPC – e resto-ingestão de um colégio em regime internato de Guarapuava-PR. Guarapuava: Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Costa, S. E. P., Mendonça, K. A. N. (2012). Avaliação qualitativa de cardápios oferecidos para pré-escolares de creches do Distrito Federal. Universitas: Ciências da Saúde 10(1): 33-40.

Menegazzo, M., Fracalossi, K., Fernandes, A. C., Medeiros, N. I. (2011). Avaliação qualitativa das preparações do cardápio de centros de educação infantil. Revista de Nutrição, 24(2): 243-251.

Pioltine, M. B., Spinelli, M. G. N. (2012). Análise da oferta alimentar em uma escola privada do município de São Paulo. Revista Univap, 18: 48-57.

Ramos, M., Stein, L. M. (2000). Desenvolvimento do comportamento alimentar infantil. Jornal de Pediatria, 76: 229-237.

Sociedade Brasileira de Pediatria. (2004). Cadernos de Escolas Promotoras de Saúde, 2004. Disponível em: http://www.bvsde.paho.org/bvsacd/cd57/cadernosbpfinal.pdf

Veiros, M. B., Rossana P. C. P. (2003). Avaliação Qualitativa das Preparações do Cardápio e m uma Unidade de Alimentação e Nutrição – Método AQPC. Nutrição em Pauta, 11(62): 36-42.

Vieira, M. C. H., Silva G. S., Navarro, G. S. P., Mendonça, A. I. F., Spinelli, M. G. N., Matias, A. G. (2015). Análise da oferta alimentar em refeições de uma pré-escola da cidade de São. Revista Univap, 21(37).

Ygnatios, N. T. M., Lima, N. S., Pena, G. G. (2017). Avaliação qualitativa das preparações do cardápio de uma escola privada em um município do interior de Minas Gerais. Revista da Associação Brasileira de Nutrição, 8(1): 82-89.

Downloads

Publicado

2020-08-01

Edição

Seção

Nutrição