Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

Serão artigos científicos originais, comunicações técnicas e artigos de revisão em língua portuguesa. Os artigos a serem publicados precisam ser inéditos, desta forma não podem ter sido publicados parcialmente ou integralmente em outros periódicos em língua portuguesa ou língua estrangeira.

Os originais devem ser redigidos em português, Os trabalhos deverão conter entre 2000 a 5000 palavras e até 5 ilustrações [figuras, gráficos ou tabelas]). A contagem de palavras inclui o corpo do texto e as referências bibliográficas. A seção "Agradecimentos" e os dados dos autores não devem ser incluídos na contagem mínima de palavras.

A submissão de artigo deve ser realizada através do e-mail: revistaalimentos.cmar@ifrj.edu.br sendo o autor responsável pelo envio recebendo um e-mail de confirmação dentre de 24-48 horas úteis após a submissão. Recebido o artigo, o secretário da revista fará as conferencias se o artigo está nas normas solicitadas e envia a um dos editores chefes que após análise preliminar do mérito do trabalho encaminha o artigo a um dos editores associados que será o responsável pelo manuseio do artigo, escolhendo revisores para sua análise. Os revisores terão prado de 21 dias uteis para avaliação do artigo e decidir pela sua aprovação, rejeição ou solicitar correções. Finalizado esse tempo, o artigo retorna ao editor associado que emite um parecer com base nas recomendações dos revisores enviando um e-mail ao secretário da revista para que ele entre em contato com os autores para saber da decisão com relação ao artigo. Os autores tem prazo de 21 dias uteis para efetuar as correções caso existam.

As figuras deverão vir na extensão .tiff ou .jpg em alta qualidade, com definição mínima de 300 dpi. Figuras, tabelas, gráficos e suas respectivas legendas devem ser submetidas no corpo do texto, próximas de onde foram citadas.

Os artigos que não estiverem de acordo com as instruções para submissão serão reencaminhados aos respectivos autores, para os devidos ajustes. Entretanto, a simples obediência às Normas de formatação não garante a aprovação do artigo para publicação.

Os artigos a serem enviados devem conter as seguintes seções: Titulo do artigo, Resumo (com palavras-chaves), Introdução, Material e Métodos, Resultados e Discussão, Conclusão, Agradecimentos (opcional), Referencias Bibliográficas.

Os estudos que envolvam humanos ou animais devem ter anuência do comitê de ética da referida instituição e deve conter no manuscrito o código de autorização fornecido pelo comitê em questão.


Estrutura do artigo

O artigo a ser submetido deve ser escrito no programa Word for Windows, em versão 6.0 ou superior com páginas e linhas numeradas, espaço duplo, fonte Tahoma 12, margens inferior, superior, direita e esquerda de 2,5 cm. A primeira página deve conter o título do artigo, nomes dos autores, resumo (máximo de 200 palavras), palavras-chaves (de 3 a 5, espaçadas por ponto e vírgula). Na segunda página, começa a introdução do artigo.

As referências devem seguir o seguinte estilo; quando no corpo do texto deve obedecer ao sistema autor-data. Seguem abaixo três exemplos de citações indiretas, ao final da sentença, com exemplo de utilização de alínea, quando necessário.

a)       Apenas um autor: (Spina, 2005);

b)       Dois autores: (Spina & Silva, 2005);

c)       Três autores: (Spina & Silva & Castro, 2005);

d)       Quatro ou mais autores: (Spina et al., 2005).

 

Referências

As referências devem ser citadas conforme os exemplos abaixo:

(a) Artigos

Chiang, L. H. & Pell, R. J. (2004). Genetic algorithms combined with discriminant analysis for key variable identification, Journal of Process Control, 14, 143-155.

Amodio, M. L., Ceglie, F., Chaudhry, M. M. A., Piazzolla, F., & Colelli, G. (2017). Potential of NIR spectroscopy for predicting internal quality and discriminating among strawberry fruits from different production systems. Postharvest Biology and Technology, 125: 112–121.

 

(b)Websites

Brasil.(2015). Resolução RDC nº 24, de 08 de Junho de 2015. Dispõe sobre o recolhimento de alimentos e sua comunicação à Anvisa e aos consumidores. Disponível em www.anvisa.gov.br

 

(c) Livros

Cruz, A. G., Zacarchenco, P., Oliveira, C. A. F., & Corassim, C. A. (2018). Processamento de Leites de Consumo. Elsevier: Rio de Janeiro. 350 p.

 

(d) Capítulos de Livros

Mettam, G. R., & Adams, L. B. (2009). How to prepare an electronic version of your article. In B. S. Jones, & R. Z. Smith (Eds.), Introduction to the electronic age (pp. 281–304). New York: E-Publishing Inc.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.