Contribuição de embalagens alimentícias e rotulagem nutricional para a autonomia e inclusão social de pessoas com deficiência visual: um panorama atual do mercado

Autores

  • Paula Thaís dos Santos Soares
  • Wanessa Pires da Silva
  • Rafael Marrafa Leal
  • Vitor Luiz Farias de Abreu
  • Denise Rosane Perdomo Azeredo
  • Mônica Marques Pagani
  • Erick Almeida Esmerino

Resumo

A embalagem de um produto alimentício é de extrema importância para as indústrias, pois possui funções de conservação, logística e de marketing. E ainda que seus designs tenham evoluído para auxiliar os usuários durante a execução de distintas tarefas, muitos consumidores ainda enfrentam problemas relacionados à usabilidade, clareza, segurança, visibilidade, acessibilidade e inclusão social, especialmente para pessoas com algum tipo de deficiência visual. Neste sentido, o objetivo deste artigo foi fornecer um panorama atual sobre a mobilização da indústria e setores ligados à alimentação quanto às embalagens e rotulagem de alimentos direcionados às pessoas com deficiência visual, identificando os principais gargalos e tendências na área. A pesquisa contemplou artigos científicos publicados em periódicos nacionais e internacionais entre os anos de 2005 e 2019, além de matérias em sites e jornais, possibilitando compreender as tecnologias empregadas para o atendimento do deficiente visual, as principais adversidades encontradas por este público no processo de compra, além da acessibilidade e inclusão social promovida por rótulos e embalagens. De forma geral, ainda que insípido, observa-se esforços do setor para inclusão deste público específico, entretanto, nota-se que somente o uso do Braille nos rótulos não é suficiente, e o uso de tecnologias assistivas para o atendimento do deficiente visual pode sanar as principais adversidades encontradas ainda no processo de acessibilidade e inclusão de rótulos e embalagens de alimentos.

Referências

Abidin S. Z., Effendi A. A. R. A., Ibrahim R., Idris M. Z. (2014). “A Semantic Approach in Perception for Packaging in the SME’s Food Industries in Malaysia: A Case Study of Malaysia Food Product Branding in United Kingdom,” Procedia-Social and Behavioral Sciences, vol. 115, pp. 115-130.

Acil, D., & Ayaz, S. (2015). Screening of visually impaired children for health problems. Asian Nursing Research, 9, 285–290. doi:10.1016/j.anr.2015.06.004.

AlZuhair, M. S., Najjar, A. B., Kanjo, E. (2014). “NFC based applications for visually impaired people – A review”, Proceedings of IEEE International Conference on Multimedia and Expo Workshops (ICMEW, Chengdu, 2014), pages 1-6. doi: 10.1109/ICMEW.2014.6890657.

Arabelle, Sicardi. Beauty is designing packaging for the visually impaired. Vogue Business, 2019. Disponível em: <https://www.voguebusiness.com/beauty/braille-beauty-packaging-loccitane>. Acesso em 01//12/2019.

As Condições de Saúde Ocular no Brasil 2019. Edição 1 - 2019 ISBN: 978-8-56-210904-1. Conselho Brasileiro de Oftalmologia.

Baker, S.M. (2006). Consumer normalcy: Understanding the value of shopping through narratives of consumers with visual impairments. Journal of Retailing, 82 (1), 37–50.

Barbosa, Vanessa. Kibon lança nova embalagem com transcrição em braille. Exame, 2019. Disponível em: <https://exame.abril.com.br/marketing/kibon-lanca-nova-embalagem-com-transcricao-em-braille/>. Acesso em 01/12/2019.

Bersch, R.; Tonolli, J. C (2006). Introdução ao conceito de Tecnologia Assistiva e modelos de abordagem da deficiência. Porto Alegre: CEDI - Centro Especializado em Desenvolvimento Infantil. Disponível em: http://www.bengalalegal.com/tecnologia-assistiva >.

Blind and visual impairment. WHO, 2019. Disponível em: <https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/blindness-and-visual-impairment.> Acesso em 01/12/2019.

Braille on packaging. Interpack, 2019. Disponível em: https://www.interpack.com/en/TIGHTLY_PACKED/SECTORS/PHARMACEUTICS_PACKAGING/News/Braille_on_packaging. Acesso em 01/12/2019.

Cornish, K., Goodman-Deane, J., Ruggeri, K., & Clarkson, P. J. (2015). Visual accessibility in graphic design: A client–designer communication failure. Design Studies, 40, 176–195. https://doi.org/10.1016/j.destud.2015.07.003.

Cernic, B. G., Kogawa, A. C., & Salgado, H. R. N. (2018). Development of differentiated pharmaceutical packaging for greater autonomy and quality of life for physically and visually impaired patients. Saudi Pharmaceutical Journal, 26(7), 921–924. https://doi.org/10.1016/j.jsps.2018.04.011.

Dawood, Sarah. How to make packaging more accessible. Racounteur, 2019. Disponível em: <https://www.raconteur.net/sustainability/inclusive-design-packaging>. Acesso em 01/12/2019.

Embalagens em braile: gerando autonomia para deficientes visuais. <https://blog.sulprint.com.br/embalagens-em-braile-gerando-autonomia-para-deficientes-visuais/> acessado em 24/01/2020.

Germano, P. M. L. & Germano M. l. S. (2011). Higiene e vigilância sanitária de alimentos. 4. ed. Barueri: Manole.

Jones, N., Bartlett, H. E., & Cooke, R. (2019). An analysis of the impact of visual impairment on activities of daily living and vision-related quality of life in a visually impaired adult population. British Journal of Visual Impairment, 37(1), 50–63. https://doi.org/10.1177/0264619618814071

Katz, B.F., Kammoun, S., Parseihian, G., Gutierrez, O., Brilhault, A., Auvray, M., Truillet, P., Denis, M., Thorpe, S., Jouffrais, C. (2012). NAVIG: augmented reality guidance system for the visually impaired. Virtual Real. 16(4), 253–269

Khambadkar, V., Folmer, E.: GIST: a gestural interface for remote nonvisual spatial perception. In: Proceedings of the 26th Annual ACM Symposium on User Interface Software and Technology (UIST ‘13), pp. 301–310. ACM (2013)

Koenig, A. (2015). Oczami niewidomego, cz.2.Co do kosza: czarnodruk, pismo Braille'a, PJM 537 czy internet i sieć? (2/4), http://wiadomosci.ox.pl/wiadomosc,31166,oczami-niewidomego.

Kostyra, E., Żakowska-Biemans, S., Śniegocka, K., & Piotrowska, A. (2017). Food shopping, sensory determinants of food choice and meal preparation by visually impaired people. Obstacles and expectations in daily food experiences. Appetite, 113, 14–22. https://doi.org/10.1016/j.appet.2017.02.008

Kulyukin, V., Kutiyanawala, A. (2010: Accessible shopping systems for blind and visually impaired individuals: design requirements and the state of the art. Open Rehabil. J. 3, 158–168.

Lanigan, P.E., Paulos, A.M., Williams, A.W., Rossi, D., Narasimhan, P.: Trinetra: assistive technologies for grocery shopping for the blind. In: International IEEE-BAIS Symposium on Research on Assistive Technologies (RAT ’07) (2007)

McDaniel, T.L., Kahol, K., Villanueva, D., Panchanathan, S.: Integration of RFID and computer vision for remote object perception for individuals who are blind. In: Proceedings of the 2008 Ambi-Sys Workshop on Haptic User Interfaces in Ambient Media Systems (HAS’08), pp. 7:1–7:10. ACM (2008).

Molina, Luciana. Consumidores com deficiência visual e os rótulos em Braille. Acessibilidade na prática, 2015. Disponível em: <http://www.acessibilidadenapratica.com.br/textos/consumidores-com-deficiencia-visual-e-os-rotulos-em-braille/> Acesso em 01/12/2019.

Muurinen, S. M., Soini, H. H., Suominen, M. H., Saarela, R. K. T., Savikko, N. M., & Pitkala, K. H. (2014). Vision impairment and nutritional status among older assisted living residents. Archives of Gerontology and Geriatrics, 58, 384–387. doi:10.1016/j.archger.2013.12.002

Pessoa com deficiência. IBGE, 2019. Disponível em: <https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/populacao/20551-pessoas-com-deficiencia.html> Acesso em 01/12/2019.

Rastovac, M., & Dolic, J., Pibernik, J., Mandić, L. (2018). User-centered approach to product design for people with visual impairments. 267-273. 10.24867/GRID-2018-p33.

Stevens, R., Bartlett, H., & Cooke, R. (2015). Dietary analysis and nutritional behaviour in people with and without age-related Macular disease. Clinical Nutrition, 10, e112–e117.

Yu, H., Tullio-Pow S., Akhtar, A. (2015). Retail design and the visually impaired: A needs assessment. Journal of Retailing and Consumer Services, 24, 121–129

Yuan, C. W. T., Hanrahan, B., Lee, S., & Rosson, M. B., Carroll, J. (2017). Constructing a holistic view of shopping with people with visual impairment: a participatory design approach. Universal Access in the Information Society. 1-14. 10.1007/s10209-017-0577-1.

Zitkus, E., Langdon, P. M., Clarkson, J. (2013). A conceptual client-designer framework: inspiring the development of inclusive design interactive techniques. In Universal access in human-computer interaction. Design methods, tools, and interaction techniques for e Inclusion (pp. 143e152). Berlin Heidelberg: Springer.

Downloads

Publicado

2020-03-30

Edição

Seção

Análise Sensorial e Estudos do Consumidor