O QUE DESCREVEM SER CIÊNCIA ESTUDANTES DE UM CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS?
DOI:
https://doi.org/10.22407/2018.v9i3.976Palavras-chave:
Ciências, Estudantes, Focos de aprendizagem científica, Análise textual discursiva.Resumo
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que buscou investigar o que estudantes do curso de licenciatura em Ciências Biológicas de uma universidade pública do estado do Paraná descreviam ser ciência. Para a coleta de dados, foi solicitado que os participantes registrassem dez palavras que consideravam explicitar o que para eles era ciência. Os dados foram categorizados a partir da análise textual discursiva, assumindo os Focos da Aprendizagem Científica (FAC) por categorias a priori. Desse processo interpretativo foi possível observar que as considerações sobre ciência para a maior parte dos estudantes diziam respeito primariamente à compreensão do conhecimento científico (Foco 2), enquanto que a menor parte delas relacionava-se ao seu interesse pela ciência (Foco 1) e à sua identificação com o empreendimento científico (Foco 6). Analisando como refletem sobre a natureza da ciência (Foco 4), pode-se observar que a maior parte dos registros estava relacionada a uma abordagem integrada de ciência, todavia a palavra com maior frequência dá indícios de relação com uma abordagem cronológica da ciência.
Referências
ABELL, Sandra; SMITH, Deborah. What is science? Preservice elemmentary teacher’s conceptions of nature of science. International Journal of Science Education, v.16, n.4, p.475-487, 1994.
ARRUDA, Sergio de Mello; PASSOS, Marinez Meneghello; PIZA, Cristina Aparecida de Melo; FELIX, Rosélis Aparecida Bahls. O aprendizado científico no cotidiano. Ciência & Educação, v.19, n.2, p.481-498, 2013.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 3. ed. Lisboa: Edições 70, 2004.
BASTOS, Fernando. História da Ciência e Ensino de Biologia: a pesquisa médica sobre febre amarela (1881-1903). Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1998.
CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley. Breve gramática do português contemporâneo. Lisboa: Edições João Sá da Costa, 2000.
DÍAZ, José Antonio Acevedo. Reflexiones sobre las finalidades de la enseñanza de las ciencias: educación científica para la ciudadanía. Eureka, v.1, n.1, p.3-16, 2005.
FISCHER, Steven Roger. História da leitura. São Paulo: UNESP, 2006.
HOUAISS, Antônio.Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.
LEDERMANN, Norman. Student’s and teacher’s conceptions of the nature of science: a review of the research. Journal of Research in Science Teaching, v.29, n.4, p.331-
-359, 1992.
MATTHEWS, Michael Robert. Science teaching. London: Routledge, 1994.
MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva. Ijuí: EditoraUnijuí, 2007.
NACIONAL RESEARCH COUNCIL. Learning Science in Informal Environments: people, places, and pursuits. Washington: The National Academic Press, 2009.
ORTIZ, Etiane; PASSOS, Marinez Meneghello; SILVA, Marcos Rodrigues da. Investigando o que estudantes do curso de Ciências Biológicas pensam a respeito da História da Ciência. Contexto & Educação, a.30, n.97, p.117-137, 2015.
SCHEID, Neusa Maria John. A contribuição da história da biologia na formação inicial de professores de Ciências Biológicas. 2006. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2006.
SCHEID, Neusa Maria John; FERRARI, Nadir; DELIZOICOV, Demétrio. Concepções sobre a natureza da ciência num curso de Ciências Biológicas: imagens que dificultam a educação científica. Investigações em Ensino de Ciências, v.2, n.2, p.157-181, 2007.
SCHEID, Neusa Maria John; PERSICH, Gracielli Dall Ostro; KRAUSE, João Carlos. Concepção de natureza da ciência e a educação científica na formação inicial. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS, 7., 2009, Florianópolis, Atas... Belo Horizonte: Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Geovana Lourenço, Marinez Meneghello Passos
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do artigo, e se compromete a enviar como documento suplementar uma carta de consentimento com a assinatura de todos os autores informando que tem a permissão para a submissão do texto assim como assegura que não há violação de direitos autorais e nem qualquer tipo de plágio (incluindo autoplágio).