PERCEPÇÃO DISCENTE SOBRE A MONITORIA DE MOVIMENTO HUMANO PARA ALUNOS COM BAIXO RENDIMENTO EM AVALIAÇÃO CONTINUADA

Autores

  • Luciene Evangelista Teixeira de Freitas Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - Campus Realengo
  • Luiz Paulo Braat Gerpe Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - Campus Realengo
  • David de Barros Ferreira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - Campus Realengo
  • Felipe José Jandre dos Reis Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - Campus Realengo
  • Ednéia Aparecida Leme Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - Campus Realengo
  • Adriana Macedo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - Campus Realengo http://orcid.org/0000-0002-2094-8443

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477.2017v8i1.643

Palavras-chave:

monitoria, educação em fisioterapia, educação em terapia ocupacional, aprendizagem

Resumo

A monitoria é amplamente presente nas instituições de ensino. O aluno a requisita para auxílio com trabalhos e às vésperas das avaliações. Essa procura pontual diminui sua importância enquanto ferramenta para o desenvolvimento da autonomia do estudante. Visando estimular a frequência à monitoria, os alunos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional com baixo rendimento em Movimento Humano foram direcionados à monitoria. Periodicamente, eles desenvolveram tarefas preestabelecidas, sob a orientação do monitor. Uma nota de monitoria foi computada na disciplina. Esse trabalho visou avaliar a percepção dos alunos sobre esse processo. Após o término dessa experiência, os alunos foram convidados a responder um questionário que abordava sua percepção e atitude durante a monitoria. Dez alunos responderam o questionário. A monitoria foi percebida como fundamental por alguns, no processo de inclusão. A maioria aponta a sua importância. Todavia, esse entendimento atual não é coerente com a auto-avaliação atitudinal dos alunos.

Biografia do Autor

Adriana Macedo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - Campus Realengo

Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Possui graduação em Fisioterapia pelo Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação (IBMR). Fez especialização em Biomecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEFD/UFRJ). Cursou mestrado e doutorado em Engenharia Biomédica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ). Atualmente desenvolve projetos de pesquisa dentro da temática: Respostas emocionais no contexto de violência: percepção, comportamento e fisiologia e coordena o projeto de extensão: Ações e desenvolvimento de tecnologias educacionais, na interação entre alunos do IFRJ/Campus Realengo e a comunidade do entorno, a partir da temática da violência.

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Publicado

2017-09-13

Como Citar

Freitas, L. E. T. de, Gerpe, L. P. B., Ferreira, D. de B., dos Reis, F. J. J., Leme, E. A., & Macedo, A. (2017). PERCEPÇÃO DISCENTE SOBRE A MONITORIA DE MOVIMENTO HUMANO PARA ALUNOS COM BAIXO RENDIMENTO EM AVALIAÇÃO CONTINUADA. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 8(1), 237–247. https://doi.org/10.22407/2176-1477.2017v8i1.643

Edição

Seção

Relato de Experiência