INTERVENÇÕES METODOLÓGICA PARA AUXILIAR EDUCANDOS A COMPREENDER A ADOLESCÊNCIA E A SEXUALIDADE

Autores

  • Raquel Cristina Serafin Menegazzo Prefeitura Municipal de Araucária - PR e Prefeitura Municipal de Curitiba - PR
  • Débora Soares de Araújo Doutoranda do Universidade Federal do Paraná
  • Mariângela Przybysz Prefeitura Municipal de Curitiba - Pr

Resumo

O estudo em questão foi realizado em uma escola da zona rural, do município de Araucária – Paraná, o público alvo caracterizou-se por alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental. Tendo em vista que o período da adolescência é considerado difícil, no que diz respeito à convivência e compreensão, principalmente entre pais e filhos. Buscou-se auxiliar os educandos à transpor esta fase, de forma mais amena, utilizando de diversas estratégias como leituras, palestras e construção de cartazes, que tratavam sobre sexualidade e adolescência. Tendo como principal objetivo debater questões ligadas à sexualidade em vários aspectos (biológico, cultural e social), priorizando um posicionamento crítico e reflexivo sobre o tema. A metodologia deste trabalho abrangeu diversas atividades, buscando também a interdisciplinaridade entre Ciências e Língua Portuguesa. Durante as aulas de Ciências tratou-se dos temas relacionados com as questões biológicas e fisiológicas, e, nas aulas de Língua Portuguesa, aconteceram leituras de textos diversificados, pesquisas e aprofundamentos do tema. No final do projeto concluiu-se que é função da escola informar os adolescentes sobre as questões que envolvem a adolescência. Porém, as concepções familiares determinam o direcionamento que cada adolescente dará à sua vida, pois, a maioria dos relacionamentos são de consentimento dos pais.

Biografia do Autor

Raquel Cristina Serafin Menegazzo, Prefeitura Municipal de Araucária - PR e Prefeitura Municipal de Curitiba - PR

Professora de Ciências - Prefeitura Municipal de Araucária

Professora de Matemática - Prefeitura Municipal de Curitiba

Mestranda em Ciência e Tecnologia - UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Ponta Grossa

Downloads

Publicado

2014-12-10

Como Citar

Menegazzo, R. C. S., Araújo, D. S. de, & Przybysz, M. (2014). INTERVENÇÕES METODOLÓGICA PARA AUXILIAR EDUCANDOS A COMPREENDER A ADOLESCÊNCIA E A SEXUALIDADE. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 5(2), 132–143. Recuperado de https://revistascientificas.ifrj.edu.br/index.php/reci/article/view/320

Edição

Seção

Relato de Experiência