ATIVIDADE FÍSICA E PROMOÇÃO DA SAÚDE: UMA ESTRATÉGIA EDUCATIVA PARA A COMUNIDADE EM ESPAÇO NÃO FORMAL DE ENSINO
Resumo
O modelo dialógico de educação em saúde reconhece a necessidade de abandonar estratégias comunicacionais informativas e adotar a comunicação baseada troca de saberes e experiências, possibilitando uma melhor compreensão dos condicionantes do processo saúde-doença e oferecendo subsídios para a adoção de novos hábitos e condutas de saúde, orientando para a prevenção de doenças e promoção da saúde. Pensando em articular estratégias de educação em saúde voltadas para a adesão dos indivíduos à prática regular de atividade física o presente artigo descreve uma atividade realizada pela equipe do Laboratório de Pesquisa em Epidemiologia e Determinação Social da Saúde do Instituto de Pesquisa Evandro Chagas da Fundação Oswaldo Cruz, em parceria com alunos do curso de graduação em educação física da Universidade Federal Fluminense. O objetivo da ação foi de esclarecer a comunidade acerca de mitos e verdade sobre a atividade física relacionada à saúde e propor uma prática lúdica de alongamento e fortalecimento muscular utilizando materiais alternativos e priorizando o contato físico e as relações humanas. As informações coletadas durante a atividade nos levam a crer que, além da melhoria na qualidade das informações sobre atividade física relacionada à saúde, oferecidas à sociedade, faz se necessário uma mudança de perspectiva na orientação de tais atividades, perpassando a formação do professor de educação física.