CRITÉRIOS E ESTRATÉGIAS PARA O USO DE TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PROPOSTAS POR PROFESSORES EM FORMAÇÃO CONTINUADA
DOI:
https://doi.org/10.22407/2176-1477/2022.v13i2.1805Palavras-chave:
texto de divulgação científica, formação continuada de professores, planejamento de ensino.Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo analisar critérios e estratégias para o uso textos de divulgação científica (TDC) adotados por professores em formação continuada no planejamento de sequências didáticas (SD). As SD foram produzidas em disciplina optativa de um programa de Pós-graduação em Educação em Ciências, na qual os 17 sujeitos da pesquisa deveriam elaborar uma proposta de ensino que contemplasse o uso de TDC, explicitando seus objetivos e estratégias didáticas, bem como os critérios para seleção dos textos. Verificamos que o principal critério para a escolha dos TDC foi a presença de temas contextualizados, embora também seja considerada a possibilidade de articular os conteúdos do TDC com o currículo escolar, bem como a presença de aspectos da natureza da ciência. Essa perspectiva de uso do TDC refletiu-se também nos objetivos didáticos propostos nas SD. As estratégias indicadas para utilização dos textos foram principalmente leitura, discussão e aplicação de questionários sobre o conteúdo do TDC. Conclui-se que os professores compreendem o TDC como recurso para abordagem de temas do currículo escolar, no intuito de favorecer a aprendizagem de conceitos, discutir relações entre ciência e sociedade, bem como abordar aspectos da natureza da ciência. No entanto, a aplicação do TDC está associada a estratégias tradicionais de ensino.
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