CRITÉRIOS E ESTRATÉGIAS PARA O USO DE TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PROPOSTAS POR PROFESSORES EM FORMAÇÃO CONTINUADA
DOI:
https://doi.org/10.22407/2176-1477/2022.v13i2.1805Keywords:
texto de divulgação científica, formação continuada de professores, planejamento de ensino.Abstract
Esta pesquisa teve como objetivo analisar critérios e estratégias para o uso textos de divulgação científica (TDC) adotados por professores em formação continuada no planejamento de sequências didáticas (SD). As SD foram produzidas em disciplina optativa de um programa de Pós-graduação em Educação em Ciências, na qual os 17 sujeitos da pesquisa deveriam elaborar uma proposta de ensino que contemplasse o uso de TDC, explicitando seus objetivos e estratégias didáticas, bem como os critérios para seleção dos textos. Verificamos que o principal critério para a escolha dos TDC foi a presença de temas contextualizados, embora também seja considerada a possibilidade de articular os conteúdos do TDC com o currículo escolar, bem como a presença de aspectos da natureza da ciência. Essa perspectiva de uso do TDC refletiu-se também nos objetivos didáticos propostos nas SD. As estratégias indicadas para utilização dos textos foram principalmente leitura, discussão e aplicação de questionários sobre o conteúdo do TDC. Conclui-se que os professores compreendem o TDC como recurso para abordagem de temas do currículo escolar, no intuito de favorecer a aprendizagem de conceitos, discutir relações entre ciência e sociedade, bem como abordar aspectos da natureza da ciência. No entanto, a aplicação do TDC está associada a estratégias tradicionais de ensino.
References
ALMEIDA, M. J. P. M. de. O texto de divulgação científica como recurso didático na mediação do discurso escolar relativo à Ciência. In: PINTO, G. A. Divulgação científica e práticas educativas. Curitiba: Editora CRV, 2010.
BATISTELE, M. C. B. ; OLIVEIRA, J. R S. Características discursivas de textos da revista Minas Faz Ciência e suas potencialidades no ensino de química. Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, v. 6, p. e124720, 2020.
BATISTELE, M.C.B; DINIZ, N.P; OLIVEIRA, J.R.S. O uso de textos de divulgação científica em atividades didáticas: uma revisão. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia. Itajubá, v. 11, n.3, p 182-210, 2018.
BUENO, W. C. Comunicação Científica e Divulgação Científica: aproximações e rupturas conceituais. Informação & Informação, v. 15, n. esp., p. 1-12, 2010.
CUNHA, M. B.; GIORDAN, M. A divulgação científica em sala de aula: implicações de um gênero. In: GIORDAN, M.; CUNHA, M;B. (orgs). Divulgação científica na sala de aula: perspectivas e possibilidades. Ijuí: Editora Unijuí, 2015. p.67-85.
DAPIEVE, D. F. S.; RODRIGUES, M. A. Visão de licenciandos em química sobre a divulgação científica como recurso didático no ensino de Química. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 11, n. 4, p. 369-384, 2020.
DINIZ, N. P.; REZENDE JUNIOR, M. F. Textos de divulgação científica da revista Ciência Hoje online: potencial para discussão de aspectos da natureza da ciência. Alexandria - Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v.12, n. 2, p.165-194, 2019.
FAÇANHA, A. A. B.; ALVES, F. C. Popularização das ciências e jornalismo científico: possibilidades de alfabetização científica. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, v. 13, n. 26, p. 41-55, 2017.
FERREIRA, L. N.; QUEIROZ, S. L. Textos de Divulgação Científica no Ensino de Ciências: uma revisão. Alexandria - Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v.5, n.1, p.331, 2012.
FONTANELLA, D.; MEGLHIORATTI, F. A. A divulgação científica e o ensino de ciências: análise das pesquisas. ENCONTRO INTERNACIONAL DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA CESUMAR, 8, Maringá, 2013. Anais Eletrônico... Maringá-PR: Editora Cesumar, 2013.
GONTIJO, G. B. ; OLIVEIRA, J. R.S. O texto de divulgação científica na abordagem da sociologia da ciência: um estudo da revista Minas Faz Ciência. Revista Dynamis, v. 25, n.2, p. 152-172, 2019.
LIMA, G. S.; GIORDAN, M. Propósitos da Divulgação Científica no Planejamento de Ensino. Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências, v. 19, e2932, 2017.
MORAES, R. Uma tempestade de luz: A compreensão possibilitada pela Análise Textual Discursiva. Revista Ciência & Educação, v. 9, n. 2, p. 191-211, 2003.
MOREIRA, I. C.; MASSARANI, L. Aspectos históricos da Divulgação Científica no Brasil. In MASSARANI, L.; MOREIRA, I. C.; BRITO, F (Org.). Ciência e público: caminhos da divulgação científica no Brasil. Rio de Janeiro: Casa da Ciência, 2002. p. 43-64.
QUEIROZ, S. L.; FERREIRA, L. N. A. Traços de Cientificidade, Didaticidade e Laicidade em artigos da revista ‘Ciência Hoje’ relacionados à Química. Revista Ciência & Educação, Bauru, v. 19, n. 4, p. 947-969, 2013.
REIS, José. Cientistas do Brasil: Depoimentos. São Paulo: SBPC, 1998.
ROCHA, M. B. O potencial didático dos textos de divulgação científica segundo professores de Ciências. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Saúde), Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2003.
ROCHA, M. B. Textos de divulgação científica na sala de aula: a visão do professor de ciências. Revista Augustus, v.29, n.14, p.24-34, 2010.
ROCHA, M. B. Textos de divulgação científica: a escolha e o uso por professores de ciências. Revista Educação em Questão, v. 43, n. 29, p.109-134, 2012.
SANMARTÍ, N. Ler para aprender ciências. In: SILVA, M. G. L.; MÁRQUEZ, C. (Orgs.). Competência leitora nas aulas de ciências para o ensino médio. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2020, p.14-30.
SOUZA, P. H. R.; ROCHA, M. B. Caracterização dos textos de Divulgação Científica inseridos em livros didáticos de Biologia. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 20, n. 2, pp. 126-137, 2015.
VALÉRIO, J. S. O uso de textos de divulgação científica em livros didáticos de química aprovados no PNLD 2018. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências), Universidade Federal de Itajubá, Itaubá-MG, 2019.
ZAMBONI, L. M. S. Cientistas, jornalistas e a divulgação científica: subjetividade e heterogeneidade no discurso da divulgação científica. Campinas: Autores Associados, 2001.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Ursula Raniely Souto de Oliveira, Jane Raquel Silva de Oliveira
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do artigo, e se compromete a enviar como documento suplementar uma carta de consentimento com a assinatura de todos os autores informando que tem a permissão para a submissão do texto assim como assegura que não há violação de direitos autorais e nem qualquer tipo de plágio (incluindo autoplágio).