SOLUBILIDADE: CONCEPÇÕES PRÉVIAS DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Kelli Azzolin
  • Nilda Barbosa
  • João Rocha
  • Juliana Kich
  • Terimar Moresco

Resumo

O conhecimento das concepções prévias dos estudantes sobre determinados conceitos pode representar para o professor de Ciências uma ferramenta importante para o aluno entender muitas situações vinculadas ao seu dia a dia, compreender outros conteúdos trabalhados em sala de aula e fazer inter-relações entre as diferentes áreas das Ciências. Neste contexto, o presente estudo teve por objetivo investigar as concepções prévias de estudantes do Ensino Médio sobre o tema Solubilidade. O trabalho foi realizado em 2 escolas públicas (1 na cidade de Santa Maria-RS e 1 na cidade de Rosário do Sul-RS) e envolveu 314 estudantes (107 alunos de 1° ano, 96 alunos de 2° ano e 111 alunos de 3° ano; com idades variando entre 13 e 21 anos). O instrumento utilizado para a coleta de dados foi um questionário semi-estruturado composto por questões referentes ao conceito de solubilidade, a aplicabilidade deste conceito no dia a dia e a existência de correlação deste conteúdo com os trabalhados em Biologia. De forma geral, verificou-se com este estudo, que os estudantes possuem conhecimentos sobre o tema solubilidade, porém pouco ancorados em conhecimentos científicos e que também relacionam a importância deste conhecimento principalmente com conteúdos relacionados à Alimentação.

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Publicado

2014-10-06

Como Citar

Azzolin, K., Barbosa, N., Rocha, J., Kich, J., & Moresco, T. (2014). SOLUBILIDADE: CONCEPÇÕES PRÉVIAS DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 4(2), 95–105. Recuperado de https://revistascientificas.ifrj.edu.br/index.php/reci/article/view/171

Edição

Seção

Artigos Científicos