GEOMETRIA DO ORIGAMI: INVESTIGANDO POSSIBILIDADES PARA ENSINAR GEOMETRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores/as

  • Graziele Rancan PUCRS
  • Lúcia M.M. Giraffa PUCRS

Resumen

Este artigo apresenta algumas reflexões oriundas do resultado da oficina realizada para estudantes de Licenciatura em Matemática, integrante de um projeto de pesquisa envolvendo o uso de Origamis e Tecnologia como alternativa para o ensino de Geometria na 7ª serie do ensino fundamental. O objetivo desta oficina foi validar o conjunto de técnicas de Origami para a construção dos cinco sólidos platônicos. Acredita-se que a utilização destes recursos auxilia os estudantes a construírem conceitos geométricos por meio das dobraduras e encaixe das peças. A análise das discussões e o comportamento dos participantes durante a realização das atividades demonstraram o potencial que as dobraduras possuem como elementos apoiadores do ensino de conteúdos de Geometria Plana e Espacial.

Biografía del autor/a

Graziele Rancan, PUCRS

Licenciada em Matemática pela UCS (Universidade de Caxias do Sul) / Mestranda em Educação em Ciências e Matemática pela PUCRS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul).

Publicado

2011-09-07

Cómo citar

Rancan, G., & Giraffa, L. M. (2011). GEOMETRIA DO ORIGAMI: INVESTIGANDO POSSIBILIDADES PARA ENSINAR GEOMETRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 3(2). Recuperado a partir de https://revistascientificas.ifrj.edu.br/index.php/reci/article/view/96

Número

Sección

Artigos Científicos

Artículos más leídos del mismo autor/a