A VIDA, SUAS ORIGENS E AS REPRESENTAÇÕES DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DE SUAS POTENCIAIS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores/as

  • Daniele da Silva Maia Gouveia Seeduc, Sme-rj, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET-RJ
  • Dayvisson Luís Vittorazzi Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET-RJ.
  • Alcina Maria Testa Braz da Silva Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET-RJ.

DOI:

https://doi.org/10.22407/2018.v9i3.809

Resumen

O presente estudo tem como objetivo conhecer as representações de alunos do Ensino Médio sobre a origem da vida e suas possíveis implicações no processo de ensino. A escolha da Teoria das Representações Sociais como referencial teórico metodológico justifica-se a partir da ideia de que potenciais representações de temas científicos, em suas diversas áreas de ensino, podem revelar conhecimentos prévios, os quais estabelecem possíveis relações na construção de novos conhecimentos. A coleta de dados foi realizada por meio do emprego de um questionário composto por cinco questões abertas a quarenta e cinco alunos. O instrumento de análise aplicado aos dados foi a Análise de Conteúdo – categorial temática, baseada em Bardin. Ao conhecer as RS dos alunos sobre o referido objeto, o professor pode refletir sobre sua prática e perceber o quanto esta pode estar reforçando tais representações e desenvolver estratégias de como tratá-las, negociando suas funções no processo de ensino-aprendizagem.

Biografía del autor/a

Daniele da Silva Maia Gouveia, Seeduc, Sme-rj, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET-RJ

Graduação em Ciências Biológicas, Pós-graduação e Mestrado em Ensino de Ciências. Professora de Biologia na rede Estadual e Municipal de Ensino do Rio de Janeiro. Doutoranda do Programa de pós-graduação em Ciência , Tecnologia e Educação do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET-RJ.

Dayvisson Luís Vittorazzi, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET-RJ.

Mestrando do Programa de pós-graduação em Ciência , Tecnologia e Educação do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET-RJ.

Alcina Maria Testa Braz da Silva, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET-RJ.

Doutora em Educação pela
Universidade Federal do Rio de
Janeiro/ FE-UFRJ, com formação
inicial em Física (IF-UFRJ). Docente
e pesquisadora do Programa de Pós-
Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET-RJ.

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Publicado

2019-01-27

Cómo citar

Maia Gouveia, D. da S., Vittorazzi, D. L., & Testa Braz da Silva, A. M. (2019). A VIDA, SUAS ORIGENS E AS REPRESENTAÇÕES DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DE SUAS POTENCIAIS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE CIÊNCIAS. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 9(3), 1–15. https://doi.org/10.22407/2018.v9i3.809

Número

Sección

Artigos Científicos