SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ABORDAR CONTEÚDO DE ONDAS A PARTIR DA PERSPECTIVA TEÓRICA DE PAULO FREIRE

Autores/as

  • Cleci Teresinha Werner da Rosa Universidade de Passo Fundo
  • Helena Gloria Pierri Professora da rede publica estadual do Rio Grande do Sul
  • Helena Gloria Pierri Professora da rede publica estadual do Rio Grande do Sul
  • Luiz Marcelo Darroz Universidade de Passo Fundo Curso de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
  • Luiz Marcelo Darroz Universidade de Passo Fundo Curso de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2018.v9i1.770

Palabras clave:

sequência didática, estudo de Ondas, Três Momentos Pedagógicos

Resumen

O presente artigo refere-se a descrição de uma sequência didática que integra um trabalho mais amplo em que se pretende avaliar as contribuições da perspectiva freireana para a educação em Ciências. A sequência didática apresentada refere-se a um produto educacional que foi aplicado a uma turma de segundo ano para abordar o tema Ondas. Na proposta o realce está na estruturação apoiada na proposta dos Três Momentos Pedagógicos elaborados por Delizoicov e Angotti (1991). O presente texto se ocupa de relatar a sequência didática aplicada evidenciando a forma como ela foi operacionalizada no contexto escolar.

Biografía del autor/a

Cleci Teresinha Werner da Rosa, Universidade de Passo Fundo

Doutora em Educação Científica e Tecnologia

Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática

Universidade de Passo Fundo

Helena Gloria Pierri, Professora da rede publica estadual do Rio Grande do Sul

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática

Helena Gloria Pierri, Professora da rede publica estadual do Rio Grande do Sul

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática

Luiz Marcelo Darroz, Universidade de Passo Fundo Curso de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática

Doutro em Educação em Ciências

Luiz Marcelo Darroz, Universidade de Passo Fundo Curso de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática

Doutro em Educação em Ciências

Publicado

2018-08-15

Cómo citar

Rosa, C. T. W. da, Pierri, H. G., Pierri, H. G., Darroz, L. M., & Darroz, L. M. (2018). SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ABORDAR CONTEÚDO DE ONDAS A PARTIR DA PERSPECTIVA TEÓRICA DE PAULO FREIRE. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 9(1), 162–182. https://doi.org/10.22407/2176-1477/2018.v9i1.770

Número

Sección

Produto Educacional

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