A IMPORTÂNCIA DA ABORDAGEM CONCEITUAL NO ENSINO DE FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA NO ENSINO MÉDIO: EXPERÊNCIA EM UM CURSO INTRODUTÓRIO DE FÍSICA QUÂNTICA

Autores/as

  • João Ricardo Neves da Silva UEM
  • Polônia Altoé Fusinato UEM
  • Alex Lino UEM

Resumen

Neste trabalho, são apresentados os resultados de uma pesquisa envolvendo alunos de Ensino Médio, que participaram de um curso de Física Quântica introdutória. O estudo objetivou uma análise acerca da abordagem mais adequada para a introdução de assuntos da Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio. Durante a preparação e ministração das aulas, foram utilizadas duas abordagens: uma conceitual, que leva em conta os aspectos históricos e experimentais das principais teorias físicas desenvolvidas na primeira década do século XX; e outra que aborda um caráter matemático simples dos fenômenos estudados. A partir daí, foi possível fazer uma comparação entre a compreensão dos alunos em ambas as abordagens. Lançando mão da aplicação de testes teóricos e do método da análise textual discursiva para análise das respostas dos alunos, pôde-se concluir que a abordagem conceitual adotada é a que apresenta melhores resultados de aprendizagem quando são tratados assuntos de Física Moderna no Ensino Médio.

Biografía del autor/a

João Ricardo Neves da Silva, UEM

Graduado em Física pela UNESP, Câmpus de Presidente Prudente, aluno do Programa de Pós-Graduação Educação para a Ciência e a Matemática da UNiversidade Estadual de Maringá (UEM)

Polônia Altoé Fusinato, UEM

Doutora em Educação pela USP, atualmente professora do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Alex Lino, UEM

Graduado em Física pela UNESP, atualmente aluno do programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da UEM.

Publicado

2011-02-13

Cómo citar

Neves da Silva, J. R., Altoé Fusinato, P., & Lino, A. (2011). A IMPORTÂNCIA DA ABORDAGEM CONCEITUAL NO ENSINO DE FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA NO ENSINO MÉDIO: EXPERÊNCIA EM UM CURSO INTRODUTÓRIO DE FÍSICA QUÂNTICA. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 4(2), 1–8. Recuperado a partir de https://revistascientificas.ifrj.edu.br/index.php/reci/article/view/75

Número

Sección

Relato de Experiência