CONHECIMENTOS EPISTEMOLÓGICOS DE PROFESSORES DE BIOLOGIA A RESPEITO DO CONCEITO DE VIDA

Autores/as

  • Luciana Ruggiero Bachega UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais. Aluna de doutorado
  • Mariana Aparecida Bologna Soares de Andrade UEL, Departamento de Biologia Geral. Centro de Ciências Biológicas/ Professora adjunta
  • Fernanda Aparecida Meglhioratti UNIOESTE, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde/ Professora
  • Ana Maria de Andrade Caldeira UNESP, Departamento de Educação. Faculdade de Ciências/ Professora adjunta

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2017.v8i3.718

Palabras clave:

Conceito de Vida, Formação de Professores, Ensino de Biologia, Filosofia da Biologia.

Resumen

Apresentamos uma investigação acerca da presença de discussões epistemológicas, especialmente do conceito de Vida, entre professores de um Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Compreendemos que a busca de explicações sistemáticas do conceito de Vida é um dos problemas fundamentais da Biologia como uma ciência autônoma. Desse modo, uma pesquisa qualitativa com professores-pesquisadores de ramos distintos da Biologia apresentou os seguintes objetivos: 1) investigar o posicionamento epistemológico no discurso dos professores; 2) identificar o papel que o conceito de Vida assume para a Biologia na perspectiva destes professores; 3) avaliar quais concepções de Vida estão presentes entre os entrevistados; 4) investigar as relações estabelecidas entre o conceito de Vida e o Ensino de Biologia na perspectiva dos professores. Constatou-se a falta de um tema unificador na Biologia entre os entrevistados, embora observada uma preocupação com discussões a respeito da filosofia nos discursos. As possíveis explicações do conceito de vida foram identificadas durante as entrevistas, embora o principal enfoque foi dado à visão tradicional de vida ligada principalmente a características humanas. Segundo os professores, o tema Vida poderia atuar como unificador dos conhecimentos no curso de graduação, entretanto, foi questionada a falta de tempo em suas disciplinas para o desenvolvimento desse tipo de discussão.

Publicado

2018-05-08

Cómo citar

Bachega, L. R., Andrade, M. A. B. S. de, Meglhioratti, F. A., & Caldeira, A. M. de A. (2018). CONHECIMENTOS EPISTEMOLÓGICOS DE PROFESSORES DE BIOLOGIA A RESPEITO DO CONCEITO DE VIDA. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 8(3), 20–43. https://doi.org/10.22407/2176-1477/2017.v8i3.718

Número

Sección

Artigos Científicos