CONHECIMENTOS EPISTEMOLÓGICOS DE PROFESSORES DE BIOLOGIA A RESPEITO DO CONCEITO DE VIDA
DOI:
https://doi.org/10.22407/2176-1477/2017.v8i3.718Keywords:
Conceito de Vida, Formação de Professores, Ensino de Biologia, Filosofia da Biologia.Abstract
Apresentamos uma investigação acerca da presença de discussões epistemológicas, especialmente do conceito de Vida, entre professores de um Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Compreendemos que a busca de explicações sistemáticas do conceito de Vida é um dos problemas fundamentais da Biologia como uma ciência autônoma. Desse modo, uma pesquisa qualitativa com professores-pesquisadores de ramos distintos da Biologia apresentou os seguintes objetivos: 1) investigar o posicionamento epistemológico no discurso dos professores; 2) identificar o papel que o conceito de Vida assume para a Biologia na perspectiva destes professores; 3) avaliar quais concepções de Vida estão presentes entre os entrevistados; 4) investigar as relações estabelecidas entre o conceito de Vida e o Ensino de Biologia na perspectiva dos professores. Constatou-se a falta de um tema unificador na Biologia entre os entrevistados, embora observada uma preocupação com discussões a respeito da filosofia nos discursos. As possíveis explicações do conceito de vida foram identificadas durante as entrevistas, embora o principal enfoque foi dado à visão tradicional de vida ligada principalmente a características humanas. Segundo os professores, o tema Vida poderia atuar como unificador dos conhecimentos no curso de graduação, entretanto, foi questionada a falta de tempo em suas disciplinas para o desenvolvimento desse tipo de discussão.Downloads
Published
2018-05-08
How to Cite
Bachega, L. R., Andrade, M. A. B. S. de, Meglhioratti, F. A., & Caldeira, A. M. de A. (2018). CONHECIMENTOS EPISTEMOLÓGICOS DE PROFESSORES DE BIOLOGIA A RESPEITO DO CONCEITO DE VIDA. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 8(3), 20–43. https://doi.org/10.22407/2176-1477/2017.v8i3.718
Issue
Section
Artigos Científicos
License
Copyright (c) 2018 Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do artigo, e se compromete a enviar como documento suplementar uma carta de consentimento com a assinatura de todos os autores informando que tem a permissão para a submissão do texto assim como assegura que não há violação de direitos autorais e nem qualquer tipo de plágio (incluindo autoplágio).