OLIMPÍADA CIENTÍFICA COMO INFLUÊNCIA FORMATIVA NO ENSINO BÁSICO

Autores/as

  • Juliana Delucia
  • Matheus Martins da Silva
  • Brenda Carolina Estevam
  • Gabriela Carvalho Alves
  • Marcella Mazzarin Bárbara
  • Vera Aparecida Tiera
  • Jackson Gois

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2017v8i2.687

Palabras clave:

olimpíada de ciências, divulgação científica, influência formativa, pibid

Resumen

Nesse trabalho apresentamos o relato de experiência de uma olimpíada de ciências realizada com o objetivo de aproximar alunos de ensino básico da universidade pública. O grupo PIBID Química da UNESP Rio Preto elaborou e executou as atividades aqui relatadas, a partir de onde coletamos dados que mostram o que chamamos de “influência formativa” das atividades. Em especial, defendemos que atividades dessa natureza devem ser elaboradas com foco mais amplo, para além da mera disputa e premiação. Percebemos que a aproximação desses alunos de ensino básico na direção da universidade tem o potencial de modificar sensivelmente suas percepções sobre ciências.

Publicado

2018-01-23

Cómo citar

Delucia, J., Martins da Silva, M., Estevam, B. C., Carvalho Alves, G., Mazzarin Bárbara, M., Tiera, V. A., & Gois, J. (2018). OLIMPÍADA CIENTÍFICA COMO INFLUÊNCIA FORMATIVA NO ENSINO BÁSICO. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 8(2), 177–194. https://doi.org/10.22407/2176-1477/2017v8i2.687

Número

Sección

Relato de Experiência