IMPACTOS DO USO DE EXPERIMENTOS DE BAIXO CUSTO NO ENSINO DE GENÉTICA EM COLÉGIOS DE ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.22407/2176-1477/2017v8i2.682Palabras clave:
Genética, Ensino de Biologia, Práticas Educacionais, Parceria Universidade x Escola.Resumen
A genética passou a ser uma ciência conhecida por muitas pessoas. A mídia tem colocado a genética em evidência, atribuindo o surgimento de muitas doenças tendo o gene como o principal causador. Nas escolas as informações obtidas pela mídia passaram a despertar interesse dos estudantes. Este trabalho visou analisar os impactos causados no ambiente escolar, em função da aplicação em aulas práticas de experimentos de baixo custo em genética, em dois colégios de Ensino Médio do município de Alagoinhas, Bahia. As ferramentas usadas para o desenvolvimento do trabalho foram entrevistas com os estudantes baseadas em questionário. Os estudantes apresentaram maior conhecimento em genética após a utilização das aulas práticas. As atividades experimentais despertaram grande interesse dos estudantes e abordaram os temas de dominância, princípio mendeliano em genética humana, com uso de heredogramas, e herança quantitativa. O trabalho possibilitou contribuição para que a genética fosse melhor conhecida e interpretada pelos alunos e trouxe mudanças na dinâmica das aulas.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2017 Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do artigo, e se compromete a enviar como documento suplementar uma carta de consentimento com a assinatura de todos os autores informando que tem a permissão para a submissão do texto assim como assegura que não há violação de direitos autorais e nem qualquer tipo de plágio (incluindo autoplágio).