EXPERIMENTO EM TUBO SONORO: APRENDENDO A USAR O SWEEP GEN COM O TUBO DE KUNDT

Autores/as

  • Luiz Fernando Ferreira dos Santos Instituto Federal Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
  • Alexandre Lopes de Oliveira IFRJ campus Nilopolis

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2017.v8i3.680

Palabras clave:

Tubo de Kundt, Acústica, Ensino de física.

Resumen

O professor ao trabalhar com o método investigativo por experimentação na sua pratica docente se vale de uma ferramenta valiosa e ainda diferenciada. A experimentação deve proporcionar aos alunos uma alternativa para aproxima-los de conceitos importantes da física, contribuindo assim, para suas formações científica e cidadã, no sentido de serem reflexivos e darem significado aos fenômenos da natureza e da tecnologia que o cerca ao findar seu ciclo na escola básica. Para tal feito, o professor precisa auxiliar para que os alunos obtenham uma aprendizagem ligada aos seus conhecimentos prévios. Os novos conhecimentos se relacionam de forma específica com aqueles já trazidos a criar uma nova base de conhecimentos. A aplicação do experimento ocorreu numa intervenção numa turma de terceiro ano do ensino médio em que foram analisados os efeitos da estratégia experimental na aprendizagem de conceitos físicos associados à acústica. Os alunos trabalharam com o tubo de Kundt para obter as grandezas físicas associadas à esse experimento. Buscou-se melhorar nesta atividade aspectos ligados ao roteiro para o desenvolvimento da prática experimental e que  ainda não tinham sido trabalhos em outras pesquisas. Os alunos aprenderam a usar o programa Sweep Gen, um software livre que é usado para gerar frequências sonoras dentro do tubo. Como resultado, percebeu-se que a atividade contribui para o entendimento dos conceitos físicos pretendido em um determinado conjunto de aulas.

Biografía del autor/a

Luiz Fernando Ferreira dos Santos, Instituto Federal Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Sou formado pelo IFRJ (mestre em Ensino de Ciências) Licenciado pela UERJ (Física) e trabalho com ensino de física ensino de ciências, experimentação e acústica

Alexandre Lopes de Oliveira, IFRJ campus Nilopolis

Possui graduação em Física, Bacharelado (1994) e Licenciatura (2000), pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ; mestrado (1997) e doutorado (2003) em Ciências Físicas pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas - CBPF. Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ, Campus Nilópolis, onde atua: i) no Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências - PROPEC, como docente no Mestrado Profissional e no Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências; ii) nas Licenciaturas em Física e em Química e iii) no Ensino Médio Técnico. Também é docente da Fundação de Apoio à Escola Técnica - FAETEC, na unidade E.T.E. República no Ensino Médio Técnico. Na pesquisa básica, tem experiência na área de Física, com ênfase em Magnetismo, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de momentos magnéticos e cálculo de campos hiperfinos de impurezas em matrizes ferromagnéticas e em intermetálicos. No Ensino de Física Interessado em temas relacionados a Estratégias Didáticas e desenvolvimento de materiais didático-pedagógicos.

Publicado

2018-05-08

Cómo citar

dos Santos, L. F. F., & de Oliveira, A. L. (2018). EXPERIMENTO EM TUBO SONORO: APRENDENDO A USAR O SWEEP GEN COM O TUBO DE KUNDT. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 8(3), 145–156. https://doi.org/10.22407/2176-1477/2017.v8i3.680

Número

Sección

Relato de Experiência

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