AVALIANDO A QUALIDADE NOS CURSOS DE LICENCIATURA VIRTUAIS

Autores/as

  • Carla Netto PUCRS
  • Lucia Maria Martins Giraffa PUCRS

Resumen

Este relato de pesquisa apresenta indicadores de qualidade para elaboração de um curso de Licenciatura em Física, Química, Biologia e Matemática na modalidade a distância. A pesquisa constituiu-se numa análise qualitativa, descritiva, naturalístico-construtiva, contando, para tal, com levantamento bibliográfico e pesquisa de campo, com apoio nos testemunhos de coordenadores de cursos de Licenciatura na modalidade a distância. Fez parte da investigação a identificação das métricas utilizadas para medir qualidade em Educação a Distância no contexto internacional e nacional (especialmente as recomendações do MEC). A sistematização dessas informações definiu um conjunto de diretivas/recomendações que incluem indicadores para se elaborar/organizar um curso nessa modalidade. O processo de validação foi realizado através de instrumento enviado aos coordenadores de cursos brasileiros de Licenciatura na modalidade EAD. A interpretação dos resultados da pesquisa indica que a modalidade EAD requer investimentos financeiros consideráveis, que um alto percentual de presencialidade não é sinônimo de qualidade de um curso e que é possível a formação de professores a distância, desde que na elaboração de projetos pedagógicos nessa modalidade de ensino sejam considerados critérios de qualidade, como os indicadores aqui propostos.

Publicado

2010-08-17

Cómo citar

Netto, C., & Giraffa, L. M. M. (2010). AVALIANDO A QUALIDADE NOS CURSOS DE LICENCIATURA VIRTUAIS. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 2(1). Recuperado a partir de https://revistascientificas.ifrj.edu.br/index.php/reci/article/view/64

Número

Sección

Artigos Científicos