CONCEPÇÕES, PRÁTICAS E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES INTERDISCIPLINARES EM CIÊNCIAS DA NATUREZA POR MEIO DO DISCURSO DO SUJEITO COLETIVO

Autores/as

  • Rafaele Rodrigues de Araújo Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Palabras clave:

interdisciplinaridade, formação de professores, ciências da natureza, educação em ciências, discurso do sujeito coletivo.

Resumen

Neste trabalho apresentamos discussões sobre as compreensões da interdisciplinaridade em um curso de formação inicial de professores interdisciplinares em Ciências da Natureza. Para isso, realizamos a investigação a partir da metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo, dando voz a uma coletividade de licenciandos da primeira turma do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, ou seja, futuros professores que poderão atuar nas disciplinas de Biologia, Física e Química. Com a análise realizada chegamos a três discursos relacionados às compreensões da interdisciplinaridade no curso: Concepção, Prática e Ser Professor Interdisciplinar. Nas problematizações desses discursos os sujeitos ressaltam que para transpor a cultura institucionalizada precisamos praticar e ser interdisciplinar, além de somente entender o conceito. Além disso, os discursos mostraram demandas por uma teoria interdisciplinar, pois ficou explícito o surgimento de sujeitos que serão interdisciplinares nas suas próprias interações cognitivas ou com objetos, ou seja, solitários interdisciplinares, sujeitos que são “coletivos no individual”.

Biografía del autor/a

Rafaele Rodrigues de Araújo, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Licenciada em Física. Mestre em Educação em Ciências.

Doutoranda em Educação em Ciências.

Professora Assistente do Instituto de Matemática, Estatística e Física da FURG

Publicado

2016-09-13

Cómo citar

Araújo, R. R. de. (2016). CONCEPÇÕES, PRÁTICAS E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES INTERDISCIPLINARES EM CIÊNCIAS DA NATUREZA POR MEIO DO DISCURSO DO SUJEITO COLETIVO. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 7(2), 84–104. Recuperado a partir de https://revistascientificas.ifrj.edu.br/index.php/reci/article/view/500

Número

Sección

Artigos Científicos