HIPERDOCUMENTO APLICADO A ALUNOS DO PROEJA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores/as

  • Maria Letícia F. Tonelli e Teixeira Leite
  • Hélvia Pereira Pinto Bastos IFF Campos
  • José Valdeni de Lima UFRGS
  • Maria Cristina Villa Nova Biazus UFRGS
  • André Fernando Uebe Mansur IFF Campus
  • Maurício José Viana Amorim IFF Campos
  • Rodney Cezar de Albuquerque Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
  • Suzana da Hora Macedo IFF Campos

Resumen

O trabalho avalia a aplicação de um hiperdocumento como objeto de aprendizagem para alunos adultos e para alunos profissionalizantes de educação continuada. Nesta avaliação é levada em conta a postura que os alunos apresentam frente às ferramentas educacionais da informática, as formas de construção do conhecimento pelos próprios alunos e a motivação dos mesmos. Considerou-se ainda que o uso da tecnologia de hiperdocumento apresenta, em si, papel importante na motivação desses alunos, que buscam se igualar àqueles em idade educacional convencional. Enfim, a interatividade através do hiperdocumento, mediante a navegação pelo conteúdo, mostrou-se amigável aos alunos no experimento.

Biografía del autor/a

Rodney Cezar de Albuquerque, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

É professor de informática e coordenador de pesquisa e pós-graduação do IFRJ - Instituto Federal do Rio de Janeiro campus Paracambi. Faz doutorado em Informática na Educação na UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Em 2005 concluiu o mestrado profissionalizante em ensino de ciências da saúde e do ambiente, viajou a Paris e na Espanha apresentou seu trabalho no VII Congreso Internacional sobre Investigación en la Didáctica de las Ciencias realizado na Universidad de Granada. Em 1998 concluiu especialização em Marketing pela Universidade Cândido Mendes. Em 2007 prestou em Brasília consultoria através do Consórcio IBAM-Unicarioca ao MDS (Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome). Foi por 3 anos professor contratado do Instituto Superior de Tecnologia (IST) do Estado do Rio de Janeiro (ligado a rede FAETEC) atuando no curso de Tecnólogo em Sistemas Informatizados, trabalhou também por 4 anos como professor do curso de Sistemas de Informação da Faculdade Mercúrio e por fim lecionou por 5 anos como professor da Universidade Iguaçu nos seguintes cursos: Engenharia da Computação, Sistemas de Informação, Tecnologia de Processamento de Dados e Ciência da Computação.

Publicado

2010-05-24

Cómo citar

e Teixeira Leite, M. L. F. T., Bastos, H. P. P., de Lima, J. V., Biazus, M. C. V. N., Mansur, A. F. U., Amorim, M. J. V., Albuquerque, R. C. de, & Macedo, S. da H. (2010). HIPERDOCUMENTO APLICADO A ALUNOS DO PROEJA: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 2(1). Recuperado a partir de https://revistascientificas.ifrj.edu.br/index.php/reci/article/view/50

Número

Sección

Relato de Experiência