DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO/APRENDIZAGEM DE ESTEREOQUÍMICA

Autores/as

  • Eluzir Pedrazzi Chacon Universidade Federal Fluminense
  • Kátia Regina Azevedo Pereira de Souza Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2016.v7i3.493

Palabras clave:

desenvolvimento, aplicação, sequência didática, estereoquímica

Resumen

Um dos maiores obstáculos encontrados no processo de ensino/aprendizagem da Estereoquímica ou Isomeria Espacial na Escola Básica é a transposição de estruturas planas para estruturas tridimensionais de moléculas. Esta transposição é imprescindível para o entendimento deste conteúdo, o que provoca no professor, mediador deste processo, a necessidade de buscar estratégias que possam facilitar a aquisição deste conhecimento. Assim, este trabalho objetiva apresentar o desenvolvimento e a aplicação de uma sequência didática criada para promover a aprendizagem da Estereoquímica em uma escola da rede federal de ensino no Rio de Janeiro. A sequência didática trabalhada além de facilitar a aprendizagem da Estereoquímica permitiu a construção de um saber coerente, significativo e aplicado ao cotidiano, que pode ser demonstrado nas avaliações realizadas e em uma Feira de Ciências (EXPOTEC/2014), a qual integrou a professora e os alunos envolvidos nesta pesquisa e a comunidade escolar com o conteúdo químico de forma prazerosa e eficiente.

Biografía del autor/a

Eluzir Pedrazzi Chacon, Universidade Federal Fluminense

Professora Associada do depto. de Química Inorgânica e do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências da Natureza da Universidade Federal Fluminense.

Kátia Regina Azevedo Pereira de Souza, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

Professora do CEFET-RJ e mestranda do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências da Natureza da Universidade Federal Fluminense.

Publicado

2017-02-17

Cómo citar

Chacon, E. P., & de Souza, K. R. A. P. (2017). DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO/APRENDIZAGEM DE ESTEREOQUÍMICA. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 7(3), 167–181. https://doi.org/10.22407/2176-1477/2016.v7i3.493

Número

Sección

Artigos Científicos