DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO/APRENDIZAGEM DE ESTEREOQUÍMICA
DOI:
https://doi.org/10.22407/2176-1477/2016.v7i3.493Keywords:
desenvolvimento, aplicação, sequência didática, estereoquímicaAbstract
Um dos maiores obstáculos encontrados no processo de ensino/aprendizagem da Estereoquímica ou Isomeria Espacial na Escola Básica é a transposição de estruturas planas para estruturas tridimensionais de moléculas. Esta transposição é imprescindível para o entendimento deste conteúdo, o que provoca no professor, mediador deste processo, a necessidade de buscar estratégias que possam facilitar a aquisição deste conhecimento. Assim, este trabalho objetiva apresentar o desenvolvimento e a aplicação de uma sequência didática criada para promover a aprendizagem da Estereoquímica em uma escola da rede federal de ensino no Rio de Janeiro. A sequência didática trabalhada além de facilitar a aprendizagem da Estereoquímica permitiu a construção de um saber coerente, significativo e aplicado ao cotidiano, que pode ser demonstrado nas avaliações realizadas e em uma Feira de Ciências (EXPOTEC/2014), a qual integrou a professora e os alunos envolvidos nesta pesquisa e a comunidade escolar com o conteúdo químico de forma prazerosa e eficiente.