FATORES QUE INTERFEREM NA APRENDIZAGEM DO ENSINO DE CIÊNCIAS COM ALUNOS DO 8ª ANO, EM CASTRO ALVES-BA

Autores/as

  • Girlene Santos Souza Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Messias Correia Cabral Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Resumen

Este trabalho teve com o objetivo identificar e analisar os fatores que interferem e dificultam a aprendizagem no ensino de Ciências dos alunos do 8ª ano do Colégio Municipal Luís Eduardo Magalhães localizado em Castro Alves-Ba. A metodologia empregada foi uma pesquisa do tipo qualitativa e o instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário semiestruturado, que permitiu a liberdade de expressão em suas respostas, e observação no local onde se realizou a pesquisa. A pesquisa envolveu professores que atuam na escola na disciplina de Ciências bem como os estudantes do 8º ano do nível fundamental.  Verificou-se que apesar de todas as dificuldades, limitações e discussão que a temática traz, os envolvidos na pesquisa reconhecem a importância do ensino de Ciências para o desenvolvimento integral dos estudantes, bem como a parceria da família com a escola. Como todo método de ensino exige do professor uma boa formação, os docentes devem estar bem preparados para propiciar, aos educandos, uma aprendizagem de qualidade.

 

Biografía del autor/a

Girlene Santos Souza, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Formada em Agronomia pela UFBA, Mestrede em Ciências pela USP e Doutora em Fisiologia vegetal pela UFLA. Tem experiência em cultivo de Plantas Medicinais (Anantomia, morfologia e fitoquimica) além de trabalhar também com a área da Educação e da Educação Ambiental onde desenvolve o Projeto Utilixo: uma expreiência de educação ambviental em escolas públicas de Cruz das Almas aprovado pela FAPESB (ediatal 021/2010). Atualmente é Vice-Cordenadora do curso de Licenciatura em Biologia onde trabalho com Pesquisa em Educação no ensino de Ciências.

Messias Correia Cabral, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Licenciado em Ciências da Natureza - PARFOR-UFRB

Professor da Educação básica atuando atualmente com professor do ensino fundamental no Colégio Municipal Luís Eduardo Magalhães localizado em Castro Alves-Ba

Publicado

2015-11-20

Cómo citar

Souza, G. S., & Cabral, M. C. (2015). FATORES QUE INTERFEREM NA APRENDIZAGEM DO ENSINO DE CIÊNCIAS COM ALUNOS DO 8ª ANO, EM CASTRO ALVES-BA. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 7(1), 54–70. Recuperado a partir de https://revistascientificas.ifrj.edu.br/index.php/reci/article/view/299

Número

Sección

Artigos Científicos