FATORES QUE INTERFEREM NA APRENDIZAGEM DO ENSINO DE CIÊNCIAS COM ALUNOS DO 8ª ANO, EM CASTRO ALVES-BA
Abstract
Este trabalho teve com o objetivo identificar e analisar os fatores que interferem e dificultam a aprendizagem no ensino de Ciências dos alunos do 8ª ano do Colégio Municipal Luís Eduardo Magalhães localizado em Castro Alves-Ba. A metodologia empregada foi uma pesquisa do tipo qualitativa e o instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário semiestruturado, que permitiu a liberdade de expressão em suas respostas, e observação no local onde se realizou a pesquisa. A pesquisa envolveu professores que atuam na escola na disciplina de Ciências bem como os estudantes do 8º ano do nível fundamental. Verificou-se que apesar de todas as dificuldades, limitações e discussão que a temática traz, os envolvidos na pesquisa reconhecem a importância do ensino de Ciências para o desenvolvimento integral dos estudantes, bem como a parceria da família com a escola. Como todo método de ensino exige do professor uma boa formação, os docentes devem estar bem preparados para propiciar, aos educandos, uma aprendizagem de qualidade.