LA RELEVANCIA DE LA CIENCIA Y LA DIVULGACIÓN CIENTÍFICA: ANÁLISIS DE LA PERCEPCION DE ESTUDIANTES DE EDUCACIÓN SECUNDARIA EN MATO GROSSO DO SUL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2024.v15.2381

Palabras clave:

popularización de la ciencia, conocimientos científicos, científicos brasileños

Resumen

Comprender la ciencia y su relevancia en la vida cotidiana es esencial para que los ciudadanos puedan debatir cuestiones sociales, ambientales y de salud pública. En este contexto, la divulgación científica es una forma de popularización de la ciencia que permite que la sociedad tenga acceso a una variedad de conocimientos. Por lo tanto, el presente trabajo tuvo como objetivo evaluar cómo perciben la ciencia y su divulgación los estudiantes de secundaria en el interior de Mato Grosso do Sul. El estudio se llevó a cabo mediante una investigación descriptiva cuali-cuantitativa, utilizando un cuestionario de Google Forms. A partir de los datos, se pueden destacar como principales resultados que la minoría de los estudiantes responde adecuadamente sobre "¿qué es la ciencia?" (18%) o conoce el significado de divulgación científica (14%) o aún quién puede divulgar ciencia (38%). Además, el 70% de los estudiantes desconoce las instituciones brasileñas de investigación y solo el 22% conoce algún nombre de investigadores brasileños. Sin embargo, la mayoría de los estudiantes demuestra interés por los contenidos científicos y sigue al menos un canal de divulgación en Internet. Se percibe, por lo tanto, la necesidad de revisar cómo se ha estado divulgando la ciencia y de qué manera puede ser más accesible para el público considerado lego en este ámbito, especialmente para los estudiantes de educación básica, donde se encuentra el conocimiento fundamental de la sociedad y los futuros investigadores.

Biografía del autor/a

Raul de Lima Soares de Andrade, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Graduando Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário da Grande Dourados (Unigran).

Daiane Francine Meinerz, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Doutora em Ciências Biológicas: Bioquímica Toxicológica e Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Docente na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e na Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul (SED-MS).

Cassia Fernanda Yano, Instituto Federal do Paraná

Doutora em Ciências: Genética e Evolução pela Universidade Federal de São Carlos (UFScar) e Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS); Docente no Instituto Federal do Paraná (IFPR).

Citas

AFONSO, E. G. M. A Divulgação Científica para o Grande Público: O Papel das Relações Públicas. O Caso do CIIMAR. Orientador: Jorge Pedro Souza. 2008. 120 p. Dissertação (Mestre em Ciências da Comunicação) - Universidade Fernando Pessoa, Porto, 2008. Disponível em: https://bdigital.ufp.pt/handle/10284/1056 Acesso em: 18 ago. 2023.

ARAÚJO, R. F. Cientometria 2.0, visibilidade e citação: uma incursão altmétrica em artigos de periódicos da ciência da informação. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE BIBLIOMETRIA E CIENTOMETRIA, 4., 2014, Recife. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/45549 Acesso em: 02 fev. 2021.

ARAÚJO, T. P. LIMA, J. P.; BULHÕES, F. K. M.; SILVA, F. B.; SANTOS, A. B.; REGO, E. L. Extensão Universitária no Combate ao novo Coronavírus: um Relato de Experiência. Ciências & Ideias, v. 8, n. 3, 2022. DOI: 10.22407/2176-1477/2022.v13i3.1926. Disponível em: https://revistascientificas.ifrj.edu.br/index.php/reci/article/view/1926. Acesso em: 18 ago. 2023.

BOATINI JÚNIOR, D. J. O boato na era das redes sociais digitais: uma análise do caso Guarujá. Orientadora: Prof.ª Dra. Juliana Tonin. 2016. 152 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-graduação em Comunicação Social, PUCRS, Porto Alegre, 2016. Disponível em: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/7171 Acesso em 18 ago. 2023.

BORGES, A. P. A.; BORGES, C. O.; SILVA, M.; SANTOS, D. G.; SANTOS, R. S.; NASCIMENTO, V. R. MARCIANO.; E. P.; BRITO, L. C. C.; SOUZAR, M.; NUNES, S. M. T. Visões de ciência e cientista utilizando representações artísticas, entrevistas e questionários para sondar as concepções entre os alunos da primeira série do Ensino Médio. In: XV ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, 2010. Brasília: Universidade de Brasília, 2010. Disponível em: https://www.sbq.org.br/eneq/xv/listaresumos.htm Acesso em:18 ago. 2023.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1998. 174 p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/introducao.pdf Acesso em: 18 ago. 2023.

BUENO, W. C. Comunicação cientifica e divulgação científica: aproximações e rupturas conceituais. Informação & Informação, [S.l.], v. 15, n. 1esp, p. 1-12, 2010. DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2010v15n1espp1. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/6585. Acesso em: 18 ago. 2023.

CALDAS, G. Política de C&T, mídia e sociedade. Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social, São Bernardo do Campo, n. 30, p. 184-207, 1998. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/CSO/article/view/7877. Acesso em: 18 ago. 2023.

CALDAS, G.; MACEDO, M. A formação de jornalistas científicos no Brasil: É hora de ampliar e aprimorar a competência da cobertura científica. Revista Pesquisa FAPESP, São Paulo, p. 6-7, out. 1999. Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/a-formacao-dejornalistas-cientificos-no-brasil/ Acesso em: 18 ago. 2023.

CASTILHO, A.; FACÓ, J. F. B. A Divulgação Científica Na Universidade Pública: Case Universidade Federal Do Abc. XXXIV Congresso Brasileiro De Ciências Da Comunicação – Recife/Pe – 2 A 6 De Setembro De 2011.

CGEE - CENTRO DE GESTÃO E ESTUDOS ESTRATÉGICOS. Percepção pública da C&T no Brasil – 2019. Resumo executivo. Brasília, DF: 2019. 24p. Disponível em: https://www.cgee.org.br/web/percepcao/downloads Acesso em: 18 ago. 2023.

DE OLIVEIRA SORDILLO, C. M.; BRAZ RAMOS, M.; QUERIDO DE OLIVEIRA CHAMON, E. M. Concepção de ciência para jovens de duas instituições de ensino do Rio de Janeiro. Interação - Revista de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 23, n. 1, p. 145 - 162, 24 set. 2021. Disponível em: https://periodicos.unis.edu.br/index.php/interacao/article/view/578. Acesso em: 17 fev. 2024.

FAÇANHA, A. A. B.; ALVES, F. C. Popularização das ciências e jornalismo científico: possibilidades de alfabetização científica. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, v. 13, n. 26, p. 41-55, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/4283. Acesso em: 17 fev. 2024.

FAPESP, Agência. 2019. Ciência Aberta | Redes Sociais e as novas formas de comunicar a ciência. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=su2D7k-S5XA Acesso em: 18 ago. 2023.

FORPROEX – FÓRUM DE PRÓ-REITORES DE EXTENSÃO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS. Plano Nacional de Extensão Universitária. Ilhéus: Editus, 2001.

FURIÓ, C; VILCHES, A. Las actitudes del alumnado hacia las ciencias y las relaciones ciencia, tecnología y sociedad. In: CARMEN, Luis del (coord.). La enseñanza y el aprendizaje de las ciencias de la naturaleza en la educación secundaria. Barcelona: Horsori, 1997. cap. 2, p. 47-72. ISBN 84-85840-58-5.

HALLIDAY, M.A.K.; MARTIN, J.R. Writing Science: Literacy And Discursive Power. 1. ed. Londres: Routledge, 1993. 300 p. ISBN 9780203209936. DOI https://doi.org/10.4324/9780203209936. Disponível em: http://93.174.95.29/main/2D4B282BDBD0082DB8D251DA45D96A02. Acesso em: 21 ago. 2020.

JUNIOR, A. N. S.; BARBOSA, J. R. A. Repensando o Ensino de Ciências e de Biologia na Educação Básica: o Caminho para a Construção do Conhecimento Científico e Biotecnológico. Democratizar, Petrópolis, v. 3, n. 1, jan/abr 2009. Disponível em: http://faeterj-petropolis.hospedagemdesites.ws/democratizar/index.php/dmc/issue/viewIssue/Vol.%203%2C%20no.%201%2C%202009/36 Acesso em: 18 ago. 2023.

KAMPF, C. A geração Z e o papel das tecnologias digitais na construção do pensamento. ComCiência [online], n.131, p. 0-0, 2011. Disponível em: http://comciencia.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-76542011000700004&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 05 out. 2023.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de Metodologia Científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003. 311p. ISBN 85-224-3397-6.

MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Indicadores Nacionais de Ciência, Tecnologia e Inovação - Brasil – 2022. Brasília: 2023. Disponível em: https://www.gov.br/mcti/pt-br/acompanhe-o-mcti/indicadores/paginas/publicacoes/indicadores-nacionais Acesso em: 21 ago. 2023.

MENEZES, A. V. Mais de 200 anos de comunicação da ciência no Brasil: falta de letramento científico é determinante para brecar o crescimento da divulgação científica. Cienc. Cult. [online]. v. 74, n. 3, p.1-5. Disponível em: https://revistacienciaecultura.org.br/?p=3159. Acesso em: 17 fev. 2024.

NAIDEKA, N. et al. Mulheres Cientistas na Química Brasileira. Química Nova, São Paulo, v. 43, n. 6, p. 823-836, jun. 2020. DOI: https://doi.org/10.21577/0100-4042.20170556 Acesso em: 18 ago. 2023.

PEREIRA, M. L. W. Jornalismo Científico na TV: análise da divulgação de assuntos de ciência nos telejornais. Temática, [s. l.], ano X, v. 10, n. 12, p. 42-59, dez. 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/tematica/article/view/22135 Acesso em: 18 ago. 2023.

PORTO, C. M.; MORAES, D.A. Divulgação científica independente na internet como fomentadora de uma cultura científica no Brasil: estudo em alguns blogs que tratam de ciência. In: PORTO, CM., org. Difusão e cultura científica: alguns recortes [online]. Salvador: EDUFBA, 2009. pp. 93-112. ISBN 978-85-2320-912-4.

PORTO, C. M., BROTAS, A. M. P.; BORTOLIERO, S. T. (Orgs.). Diálogos entre ciência e divulgação científica: leituras contemporâneas [online]. Salvador: EDUFBA, 2011, 242p. ISBN 978-85-232- 1181-3. Disponível em: https://books.scielo.org/id/y7fvr. Acesso em: 17 fev. 2024.

POZO, J. I.; CRESPO, M. A. G. Como os alunos aprendem ciências. In: POZO, J. I.; CRESPO, M. A. G. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009. cap. 1, p. 13-28.

REIS, J. A Divulgação Científica e o Ensino. Ciência e Cultura, v.16, n.4, p. 353, 1964.

ROCHA, M. C. F.; PEREIRA, G. C. DE CONSUMIDOR A PRODUTOR DE INFORMAÇÃO: Participação pública no contexto da nova cultura tecnológica. Cadernos PPG- AU/FAUFBA, Salvador, v. 9, p. 73-86, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/ppgau/article/view/5113 Acesso em: 18 ago. 2023.

SÁNCHEZ MORA, A. M. A divulgação da ciência como literatura. Rio de Janeiro: Casa da Ciência, Editora da UFRJ, 2003.

SCHMIEDECKE, W. G.; PORTO, P. A. A história da ciência e a divulgação científica na TV: subsídios teóricos para uma abordagem crítica dessa aproximação no ensino de ciências. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, [S. l.], v. 15, n. 3, p. 627–643, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4332 Acesso em: 3 fev. 2021.

SILVA, A. F.; FERREIRA, J. H.; VIERA, C. A. O ensino de Ciências no ensino fundamental e médio: reflexões e perspectivas sobre a educação transformadora. Revista Exitus, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 283-304, 2017. DOI: 10.24065/2237-9460.2017v7n2ID314. DOI: https://doi.org/10.24109/2176-6673.emaberto.11i55.%25p Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/314 Acesso em: 27 jan. 2021.

SILVA, L. C. Divulgação científica e educação: como usar a comunicação social para ensinar ciências. Orientador: William Dias Braga. Rio de Janeiro, 2013. Monografia de graduação em Comunicação Social/ Jornalismo – Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Disponível em: http://hdl.handle.net/11422/3734 Acesso em: 21 ago. 2020.

TEIXEIRA, O. P. B. A Ciência, a Natureza da Ciência e o Ensino de Ciências. Ciência & Educação (Bauru), v. 25, n. 4, p. 851–854, out. 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1516-731320190040001. Acesso em: 17 fev. 2024.

VALÉRIO, M.; BAZZO, W. A. O papel da divulgação científica em nossa sociedade de risco: em prol de uma nova ordem de relações entre ciência, tecnologia e sociedade. Revista de Ensino de Engenharia, v. 25, n. 1, p. 31-39, 2006. Disponível em: http://revista.educacao.ws/revista/index.php/abenge/article/view/34 Acesso em: 18 ago. 2023.

VIEIRA, F. L. et al. Causas do desinteresse e desmotivação dos alunos nas aulas de Biologia. Universitas Humanas, Brasília, v. 7, n. 1/2, p. 95-109, jan./dez. 2010. DOI: 10.5102/univhum.v7i1.1061. Disponível em: https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/universitashumanas/article/view/1061 Acesso em: 18 ago. 2023.

Publicado

2024-02-27

Cómo citar

Andrade, R. de L. S. de, Meinerz, D. F., & Yano, C. F. (2024). LA RELEVANCIA DE LA CIENCIA Y LA DIVULGACIÓN CIENTÍFICA: ANÁLISIS DE LA PERCEPCION DE ESTUDIANTES DE EDUCACIÓN SECUNDARIA EN MATO GROSSO DO SUL. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 15(1), e24152381. https://doi.org/10.22407/2176-1477/2024.v15.2381

Número

Sección

Artigos Científicos