A SAÚDE DOS PROFESSORES NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA.

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2023.v14.2182

Palabras clave:

Saúde docente, Docentes, Pandemia, Coronavírus

Resumen

Este estudo teve o objetivo de caracterizar as pesquisas sobre saúde docente no contexto da pandemia. Realizou-se uma Revisão Integrativa da Literatura, de abordagem quanti-qualitativa, nas bases de dados Capes, Scielo e Lilacs, levantando artigos sobre a temática dos anos de 2020 e 2021. Utilizou-se a análise descritiva para os dados quantitativos e aplicou-se a técnica de Análise de Conteúdo para os dados qualitativos. Os resultados mostraram que o tema da saúde docente no contexto da pandemia é de interesse global uma vez que já existem publicações desenvolvidas em maior parte dos continentes. As buscas resultaram na seleção de dez artigos de acordo com critérios de elegibilidade pré-estabelecidos. Contatou-se que todas as pesquisas foram empíricas, em sua maioria de natureza quantitativa e aplicada com professores da Educação Básica. Além disso, a análise de conteúdo denotou a presença de seis categorias mais investigadas nos artigos: Problemas de Saúde mental (f = 22), Condições de Trabalho (f = 14) e Problemas físicos de saúde (f = 8), Prevenção e Intervenção para saúde docente (f  = 7), Relações Sociais alteradas (f  = 6), Aspectos cognitivos (f  = 5). Conclui-se que as mudanças ocorridas em razão da pandemia da COVID-19, trouxeram repercussões negativas para a saúde e trabalho dos professores ao redor mundo, uma vez que os estudos apontaram prevalência de problemas relacionados à saúde física e mental, condições de trabalho adversas, mudanças nas relações sociais, alteração nos aspectos cognitivos e necessidade de prevenção e intervenção para a saúde destes profissionais.

Biografía del autor/a

Erika Cristina de Carvalho Silva Pereira, Universidade Federal do Pará

Mestra e Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Mba em Gestão escolar pela Universidade de São Paulo (USP). Especialista em Pedagogia da Cultura Corporal pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Maély Ferreira Holanda Ramos, Universidade Federal do Pará

Doutora em Teoria e Pesquisa do Comportamento pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professora permanente da Universidade Federal do Pará, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação e Programa de Pós-graduação em Segurança Pública.

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Publicado

2023-08-21

Cómo citar

Pereira, E. C. de C. S., & Ramos, M. F. H. (2023). A SAÚDE DOS PROFESSORES NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 14, e23142182. https://doi.org/10.22407/2176-1477/2023.v14.2182

Número

Sección

Artigos de Revisão