ENSINO-APRENDIZAGEM DO CONCEITO DE FUNÇÃO: DESAFIOS E REVELAÇÕES EM UMA PESQUISA ENVOLVENDO CONSTRUÇÃO DE SABER DOCENTE INTERDISCIPLINAR

Autores/as

  • Ophelio Walkyrio Walvy Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Resumen

O presente artigo destaca - através de um trabalho interdisciplinar realizado por dois professores-pesquisadores – como a construção do conceito de função feita por professores de Matemática do ensino médio junto com seus alunos, em sala de aula, nem sempre implica na apreensão deste conceito. Este estudo foi realizado pelos professores de Matemática e de Física de uma turma comum no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), onde através do resgate de uma técnica conhecida como Termogravimetria, foi possível aplicar uma atividade experimental em uma aula laboratorial didática. Esta aula possibilitou o estabelecimento de relações interativas interdisciplinares entre estes professores que interagiram também com os alunos da turma comum. A pesquisa-ação, metodologia utilizada neste trabalho, contribuiu para a obtenção de conclusões significativas para este estudo.

Biografía del autor/a

Ophelio Walkyrio Walvy, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Dr. em Educação, Universidade Federal Fluminense

Publicado

2014-10-07

Cómo citar

Walvy, O. W. (2014). ENSINO-APRENDIZAGEM DO CONCEITO DE FUNÇÃO: DESAFIOS E REVELAÇÕES EM UMA PESQUISA ENVOLVENDO CONSTRUÇÃO DE SABER DOCENTE INTERDISCIPLINAR. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 4(2), 143–159. Recuperado a partir de https://revistascientificas.ifrj.edu.br/index.php/reci/article/view/200

Número

Sección

Artigos Científicos