O DESENVOLVIMENTO DE INFOGRÁFICOS SOBRE HISTÓRIA DA CIÊNCIA E SEUS EFEITOS DE SENTIDO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2021.v12i2.1594

Palabras clave:

análise de discurso, metodologias ativas. ensino de ciências, metodologia de ensino, formação de professores.

Resumen

Nos dias atuais, observa-se a necessidade pela busca de metodologias ativas que fomentem a leitura, a pesquisa e o aprofundamento de informações sobre a ciência. Há de se pensar nisso como uma questão bastante desafiadora e que exige esforços nos espaços de formação de professores para se trabalhar com meios e formas de mediação da natureza do conhecimento científico. O objetivo aqui é analisar os efeitos de sentidos nos dizeres de licenciandos acerca da experiência de construir infográficos sobre a história da ciência para o ensino de ciências. Utilizou-se como referencial teórico e metodológico a Análise de Discurso Francesa. Os resultados expressam efeitos complementares, auxiliares e constitutivos que representam diferentes sentidos de expressar a história da ciência no ensino. Defende-se que o infográfico contribuiu para manifestar estes sentidos, particularmente quando se enseja sincretizar a abordagem histórica da ciência e seu ensino, a fim de romper com um ensino tipicamente transmissivo.

Biografía del autor/a

Leandro Siqueira Palcha, Universidade Federal do Paraná/ Departamento de Teoria e Prática de Ensino

Doutor e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Licenciado e Bacharel em Ciências pela UFPR. Professor-Adjunto II do Departamento de Teoria e Prática de Ensino, Setor de Educação, da UFPR. Tenho me dedicado aos estudos e pesquisas em linguagem na área de ensino de ciências, ensino de biologia e formação de professores.

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Publicado

2021-07-15

Cómo citar

Palcha, L. S. (2021). O DESENVOLVIMENTO DE INFOGRÁFICOS SOBRE HISTÓRIA DA CIÊNCIA E SEUS EFEITOS DE SENTIDO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 12(2), 15–35. https://doi.org/10.22407/2176-1477/2021.v12i2.1594

Número

Sección

Artigos Científicos