O DESENVOLVIMENTO DE INFOGRÁFICOS SOBRE HISTÓRIA DA CIÊNCIA E SEUS EFEITOS DE SENTIDO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.22407/2176-1477/2021.v12i2.1594Keywords:
análise de discurso, metodologias ativas. ensino de ciências, metodologia de ensino, formação de professores.Abstract
Nos dias atuais, observa-se a necessidade pela busca de metodologias ativas que fomentem a leitura, a pesquisa e o aprofundamento de informações sobre a ciência. Há de se pensar nisso como uma questão bastante desafiadora e que exige esforços nos espaços de formação de professores para se trabalhar com meios e formas de mediação da natureza do conhecimento científico. O objetivo aqui é analisar os efeitos de sentidos nos dizeres de licenciandos acerca da experiência de construir infográficos sobre a história da ciência para o ensino de ciências. Utilizou-se como referencial teórico e metodológico a Análise de Discurso Francesa. Os resultados expressam efeitos complementares, auxiliares e constitutivos que representam diferentes sentidos de expressar a história da ciência no ensino. Defende-se que o infográfico contribuiu para manifestar estes sentidos, particularmente quando se enseja sincretizar a abordagem histórica da ciência e seu ensino, a fim de romper com um ensino tipicamente transmissivo.
References
ALMEIDA, M.J.P.M. Historicidade e Interdiscurso: pensando a educação em ciências na educação básica. Ciência & Educação, v. 10, n. 3, p.333-341, 2004.
ARAÚJO, T.M.S.; COSTA, J.E.V.L.; FIREMAN, E.C. A Infografia nas aulas de Ciências como estratégia pedagógica para aquisição da aprendizagem significativa. In: Congresso Nacional de Educação. Anais..., 2, p.1-13, 2015.
BELTRAN, M.H.R.; SAITO, F.; TRINDADE, L.S.P. A História da Ciência para formação de professores. São Paulo; Editora Livraria da Física, 2014.
BENDER, W. N. Aprendizagem baseada em projetos: educação diferenciada para o século XXI. Porto Alegre: Penso, 2014.
BOTTENTUITT JUNIOR, J. B.; LISBOA, E. S.; COUTINHO, C. P. O Infográfico e as suas potencialidades educacionais. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, v. 13, n. 2, p. 163-183, 2011.
BULEGON, A. M.; DRESCHER, C.F.; SANTOS, L.R. Infográficos: possibilidade de atividades de ensino para aulas de Física e Química. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Anais... 11, p.1-10, Florianópolis, 2017.
CALEGARI, D. A.; PERFEITO, A. M. Infográfico: possibilidades metodológicas em salas de aula de Ensino Médio. Entretextos, Londrina, v. 13, n. 1, p.291-307, jan./jun. 2013.
CAMARGO, F.; DAROS, T. A sala de aula inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Porto Alegre: Penso, 2018.
CASTRO, R.S. Investigando as contribuições da Epistemologia e da História da Ciência no Ensino das Ciências: de volta ao passado. In: GATTI, S.R.T.; NARDI, R. (orgs.). A História e a Filosofia da Ciência no Ensino de Ciências: a pesquisa e as contribuições para a prática pedagógica em sala de aula. São Paulo: Escrituras, 2016.
CORTES, T.P.B.B.; MACIEL, R.S.; NUNES, M.F.H.; SOUZA, C.H.M. A infografia multimídia como recurso facilitador no ensino-aprendizagem em sala de aula. Revista InterScience Place. ed. 29, v.1, n. 1, p.1-12, abril/junho, 2014.
COSTA, V. M.; TAROUCO, L.M.R. Infográfico: características, autoria e uso educacional. RENOTE: Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 8, n.3, p.1-13, dez., 2010.
FLICK, U. Desenho da pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009.
GATTI, S.R.T; NARDI, R. A História e a Filosofia no Ensino de Ciências: a pesquisa e suas contribuições para a prática pedagógica em sala de aula. São Paulo: escrituras, 2016.
JENKINS, E.W. The “nature of Science” in the school curriculum: the great survivor. Journal of Curriculum Studies, 45:2, 132-151, 2013.
MARTINS, R.A. Introdução – A história das Ciências e seus usos na educação. In: SILVA, C.C. (org.) Estudos de História e Filosofia das Ciências: subsídios para aplicação no ensino. São Paulo: Livraria da Física, 2006. p.xvii-xxx.
MASETTO, M. O professor na hora da verdade. A prática docente no ensino superior. São Paulo: Avercamp, 2010.
MÓDOLO, C. M. Infográficos: características, conceitos e princípios básicos. In: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação da Região Sudeste. Anais..., 12, p.1-15. Juiz de Fora, 2007.
MORAN, J. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. In: BACICH, L.; MORAN, J. (orgs.). Metodologias Ativas para uma Educação inovadora: uma abordagem prático-teórico. Porto Alegre: Penso, 2018. p.129-151.
MORAES, R.; GALIAZZI, M.C.; RAMOS, M.G. A pesquisa em sala de aula: fundamentos e pressupostos. In: MORAES, R.; LIMA, V.M. R. (orgs.). Pesquisa em sala de aula: tendências para a educação em novos tempos. 2.ed. Porto Alegre, EDPUCRS, 2004. p. 9-23.
ORLANDI, E. P. A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. 6.ed. São Paulo: Pontes, 2011.
ORLANDI, E. P. Discurso e leitura. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2012a.
ORLANDI, E. P. Discurso em análise: sujeito, sentido e ideologia. 2.ed. Campinas: Pontes, 2012b.
ORLANDI, E. P. Análise de discurso: princípios e procedimentos. 11.ed. Campinas: Pontes, 2013.
PÊCHEUX, M. O discurso: estrutura ou acontecimento. 3.ed. Campinas: Pontes, 2002.
PÊCHEUX, M. Semântica e Discurso: uma Crítica à Afirmação do Óbvio. 4.ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2009.
PÊCHEUX, M. Análise de Discurso: textos escolhidos por Eni Orlandi. 3.ed. Campinas: Pontes, 2012.
PEDUZZI, L.O.Q.; MARTINS, A.F.P.; FERREIRA, J.M.H. (org.). Temas de História e Filosofia da Ciência no Ensino. Natal: EDUFRN, 2012.
POZO, J. I.; CRESPO, M. A. G. A aprendizagem e o ensino de Ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
VOGT, C. Introdução: ciência, comunicação e cultura científica. In: VOGT, C. (org.). Cultura científica: desafios. São Paulo: Edusp, 2006. p.18-26.
SILVA, C.C. (org.). Estudos de história e filosofia das ciências: subsídios para a aplicação no Ensino. São Paulo: Livraria da Física, 2006.
SOLÉ, I.; COLL, C. Os professores e a concepção construtivista. In: COLL, C.; et al. O construtivismo em sala de aula. 6.ed.São Paulo: Ática, 2009.
TAN, M.; WALLACE, J. Innovating Science Teacher Education: A History and Philosophy of Science Perspective. International Journal of Science Education, 33:13, 1889-1891, 2011.
VILLANI, A.; DIAS, V.S.; VALADARES, J.M. The Development of Science Education Research in Brazil and Contributions from the Historyand Philosophy of Science, International Journal of Science Education, 32:7, p.907-937, 2010.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Leandro Siqueira Palcha
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do artigo, e se compromete a enviar como documento suplementar uma carta de consentimento com a assinatura de todos os autores informando que tem a permissão para a submissão do texto assim como assegura que não há violação de direitos autorais e nem qualquer tipo de plágio (incluindo autoplágio).