INTERAÇÕES ENTRE OS MORCEGOS E AS PLANTAS: PROPOSTA DE UMA HISTÓRIA EM QUADRINHOS PARA FINS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

Autores/as

  • Lynick Jones Silva Centro Acadêmico de Vitória - Universidade Federal de Pernambuco (CAV-UFPE)/ Discente da graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas
  • Luiz Gonzaga de Souza Neto Universidade Federal Rural de Pernambuco / Mestrando do Programa de Pós- Graduação em Ensino das Ciências (PPGEC)
  • Luiz Augustinho Menezes da Silva Centro Acadêmico de Vitória - Universidade Federal de Pernambuco (CAV-UFPE)/ Professor Adjunto CAV-UFPE e Docente do Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (ProfBio-CAV-UFPE).

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2021.v12i2.1573

Palabras clave:

desmistificação, ensino de ciências, gibi, recurso didático, quirópteros.

Resumen

Na área de ensino, o produto educacional em forma de histórias em quadrinhos (HQs) pode ser um interessante recurso a ser trabalhado nas salas de aula, visto que pode apresentar, de maneira lúdica, os conteúdos do Ensino de Ciências/Biologia. Este artigo expõe um caminho para produzir um recurso didático em forma de história em quadrinhos educativa. A HQ é direcionada ao Ensino de Zoologia, evidenciando os aspectos do rigor da escrita científica e da ludicidade, com o intuito de destacar características positivas dos morcegos relacionadas às interações com as plantas com base na divulgação científica. Para isso, adaptamos o seguinte percurso exequível a ser realizado para criar o quadrinho: 1- base teórica; 2- apresentação estrutural e de organização; 3- produção das ilustrações; 4- produção textual do recurso didático; 5- relação estabelecida entre as ilustrações e os textos; e 6- discussão comparativa. Durante o processo de criação do produto, demonstramos, de forma teórico-metodológica, os passos executados entre o enlace da problemática dos morcegos (grupo estigmatizado) e os aspectos ecológicos da interação entre as plantas (alimentação, polinização, dispersão de sementes e abrigos) que podem ser apresentados na Educação Básica. Por intermédio disso, esperamos contribuir com a discussão sobre um possível caminho para produzir uma pequena revista em quadrinhos direcionada ao Ensino de Zoologia ou Ensino de Ciências voltadas para a Educação Básica, com o objetivo de direcionar seu uso para salas de aula e dirigir um novo olhar para o conteúdo pretendido pelo quadrinista. Porém, essa produção deve partir da transposição de uma base teórica para um meio de divulgação científico de forma lúdica e atrativa, capaz de produzir uma narrativa cujo conteúdo científico possa ser inserido como uma forma popular de comunicação.

Biografía del autor/a

Luiz Augustinho Menezes da Silva, Centro Acadêmico de Vitória - Universidade Federal de Pernambuco (CAV-UFPE)/ Professor Adjunto CAV-UFPE e Docente do Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (ProfBio-CAV-UFPE).

Doutor em Biologia Animal pela Universidade de Brasília (UnB), Professor Adjunto CAV-UFPE e Docente do Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (ProfBio-CAV-UFPE).

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Publicado

2021-07-15

Cómo citar

Silva, L. J., Souza Neto, L. G. de, & Silva, L. A. M. . da. (2021). INTERAÇÕES ENTRE OS MORCEGOS E AS PLANTAS: PROPOSTA DE UMA HISTÓRIA EM QUADRINHOS PARA FINS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 12(2), 236–255. https://doi.org/10.22407/2176-1477/2021.v12i2.1573

Número

Sección

Produto Educacional

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