PRODUÇÃO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS COMO INSTRUMENTO AVALIATIVO NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2020.v11i2.1251

Palabras clave:

História em quadrinhos, Avaliação da aprendizagem, Introdução de um novo método.

Resumen

O presente estudo teve como objetivo introduzir a produção de uma história em quadrinhos como método avaliativo de aprendizagem no intuito de melhorar o rendimento escolar e instigar o conhecimento autônomo. A pesquisa foi desenvolvida com 32 discentes do 9º do ensino fundamental II do Colégio da Polícia Militar Mansões Paraíso situada em Aparecida de Goiânia-Goiás. A atividade foi individual e manuscrita com a produção de histórias em quadrinhos utilizando a pesquisa realizada pelos discentes sobre o elemento químico que cada um escolheu. Dos 32 discentes que compõem a turma, apenas 1 não realizou a atividade proposta. Apresentando um resultado satisfatório com base nos critérios adotados para a avaliação. A opinião discente quanto a construção das HQs foi categórica, todos que realizaram tal atividade expressaram-se de forma positiva ao seu desenvolvimento, e sentiram-se instigados em sua produção. A atividade avaliativa alcançou claramente o objetivo proposto, desenvolvendo o senso crítico, a linguagem cientifica, a capacidade de argumentação, raciocínio e alto suficiência do discente, além da criatividade na produção.

Biografía del autor/a

Josiele Alves Pereira, Secretaria Estadual de Educação de Goiás

Professora da rede pública de ensino de Goias, especialista em Metodologia de Ensino de Biologia e Química e mestra em Biologia Animal pela Universidade Federal do Espirito Santo, departamento de Oceanografia.

Citas

PALHARES, Marjory. História em Quadrinhos: Uma Ferramenta Pedagógica para o Ensino de História. Paraná. Programa de desenvolvimento educacional – 2008.

SANTOS, Victor; SILVA, Fernanda; ACIOLI, Monica. Produção de Histórias em Quadrinhos na abordagem interdisciplinar de Biologia e Química. Novas Tecnologias na Educação. Vol. 10 Nº 3, dezembro, 2012.

TYLER, Ralph. (1949). Basic Principles of Curriculum and Instruction. Chicago: University of Chicago. Princípios Básicos de Currículo e Ensino. Porto Alegre: Globo. 1976.

VERGUEIRO, Valdomiro. Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2004.

Publicado

2020-08-14

Cómo citar

Pereira, J. A. (2020). PRODUÇÃO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS COMO INSTRUMENTO AVALIATIVO NO ENSINO DE CIÊNCIAS. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 11(2), 201–213. https://doi.org/10.22407/2176-1477/2020.v11i2.1251

Número

Sección

Relato de Experiência