VÍDEOS DE ENTRETENIMENTO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: PROPOSTAS PEDAGÓGICAS PARA A APRESENTAÇÃO DO CONTEÚDO DE ECOLOGIA

Authors

  • Pedro Henrique de Freitas Universidade Estadual de Londrina
  • Mariana A. Bologna Soares de Andrade Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.22407/2018.v9i3.845

Keywords:

Uso de vídeos, Aprendizagem Significativa, Ensino de ecologia

Abstract

O presente artigo relata e analisa sob uma perspectiva da aprendizagem significativa a aplicação de duas Sequências Didáticas, elaboradas para o ensino de Ecologia (AUTOR 1), que visavam à aprendizagem dos termos científicos e características dos Biomas por meio da apresentação de trechos selecionados de filmes de entretenimento, uma das sequências abordava o tema Biomas Mundiais e a outra Biomas Brasileiros. Tais sequências buscaram propiciar ao professor uma prática pedagógica, a qual o estudante é responsável pela procura de conhecimentos e conceitos baseados em suas vivências, além de promover um aprendizado no qual o aluno é o agente ativo no processo de aprendizagem. Participaram da pesquisa 07 estudantes do 6° ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede privada da cidade de Londrina-PR, com idades entre 11 e 12 anos, e a professora regente da disciplina de ciências. As cenas selecionadas demonstraram que os filmes contextualizam o conteúdo, propiciam o compartilhamento de informações e possibilitam ao professor identificar os conhecimentos prévios dos alunos, direcionando o processo ensino e aprendizagem para que os subsunçores sejam modificados a fim da educação científica.

References

ARROIO, Agnaldo; GIORDAN, Marcelo. O vídeo Educativo: Aspectos da Organização do Ensino. Química nova na escola. Nº 24, novembro de 2006.

BRUZZO, C. Filmes e escola: isto combina? Ciência & Ensino, n.6, 1999. Disponível em: < http://prc.ifsp.edu.br/ojs/index.php/cienciaeensino/article/view/50/49>. Acesso em: 12 set. 2015.

CIPOLINI, Arlete. Não é fita, é fato: tensões entre instrumento e objeto – Um estudo sobre a utilização do cinema na educação. Dissertação de mestrado. Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo. São Paulo – SP, 2008.

FANTIN, Mônica. Mídia-Educação e Cinema na Escola. Teias, Rio de Janeiro, ano 8, n. 15-16, jan/dez, 2007.

FARRÉ, Magi. et al. Putting clinical pharmacology in context: the use of popular movies. J. Clin. Pharmacol., v. 44, n. 1, p. 30-6, 2004.

FERRES, Joan. Vídeo e Educação. 2 a ed., Porto Alegre, Artes Médicas, 1996.

FRACALANZA, D. C. Crise ambiental e ensino de Ecologia: o conflito na relação homem e mundo natural. 1992. 315 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas – Faculdade de Educação. Campinas, SP, 1992.

FREITAS, P. H. (2016). Vídeos de entretenimento no ensino de ciências: aprendizagem de biomas brasileiros e mundiais. Dissertação de mestrado, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, PR, Brasil.

FREITAS, P. H.; ANDRADE, M. A. B. S. Relações ecológicas: o uso de fragmentos de vídeos de entretenimento como estratégia no ensino de ecologia. In: Zenaide de Fátima Dante Correia Rocha; Mariana A. Bologna Soares de Andrade; Alcides Goya; Kátya Regina de Freitas. (Org.). Propostas didáticas inovadoras: produtos educacionais para o ensino de ciências e humanidades. 1ed.Maringá- PR: Gráfica Editora Almeida, 2015, v. , p. 71-84.

FREITAS, P. H.; ANDRADE, M. A. B. S. Uso de vídeos de entretenimento como metodologia no ensino de biomas brasileiros. In: Zenaide de Fátima Dante Correia Rocha; Mariana A. Bologna Soares de Andrade; Alcides Goya; Kátya Regina de Freitas. (Org.). Propostas didáticas inovadoras: produtos educacionais para o ensino de ciências e humanidades. 1ed.Maringá- PR: Gráfica Editora Almeida, 2015, p. 183-194.

GÓMEZ, A.I. Perez. Processo de Ensino–Aprendizagem; Análise DidáTica das Principais Teorias da Aprendizagem. In: SACRISTAN, J, Gimeno & GÓMEZ, A.I. Perez. Compreender e Transformar o Ensino. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

MANDARINO, Mônica C. F. Organizando o trabalho com vídeo em sala de aula. Morpheus– Revista Eletrônica em Ciências Humanas. v. 1, n. 1, 2002.

MONTEIRO, Valter J. R. Design de Ambientes e Personagens. Palhoça: UnisulVirtual, 2007.

NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2006.

OLIVEIRA, Silmara S. Concepções Alternativas e Ensino de Biologia: como utilizar estratégias diferenciadas na formação inicial de Licenciados. Revista Educar, n. 26, 2005, Editora UFPR.

ROSADO, Eliana. M. S. Vídeo e Aquisição de Conhecimentos: Alguns Elementos de uma Metodologia de Pesquisa. Intercom: Revista Brasileira de Comunicação, São Paulo, v. 17, n. 2, 1994.

SERRA, Glades Miquelina D.; ARROIO, Agnaldo. O meio ambiente apresentado em filmes de ficção e documentários. Enseñanza de las Ciencias, v. extra, p. 2797-2802, 2009.

MOREIRA, Marco A., MASINI, Elcie F. S. A teoria da Aprendizagem Significativa e sua implementação em sala de aula. Brasília: UnB, 2006.

Published

2019-01-27

How to Cite

de Freitas, P. H., & Soares de Andrade, M. A. B. (2019). VÍDEOS DE ENTRETENIMENTO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: PROPOSTAS PEDAGÓGICAS PARA A APRESENTAÇÃO DO CONTEÚDO DE ECOLOGIA. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 9(3), 183–193. https://doi.org/10.22407/2018.v9i3.845

Issue

Section

Relato de Experiência