EDUCAÇÃO E ÉTICA PARA ALÉM DA DEONTOLOGIA: CRÍTICA TELEOLÓGICA E EXAME DOS COMITÊS DE ÉTICA EM PESQUISA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477.2017v8i1.536

Keywords:

Ética em Pesquisa, Ciência, Ética, Comitês de Ética, Educação, Bioética.

Abstract

O presente artigo investiga a compreensão de ética e ciências nas diretrizes da educação e da pesquisa no Brasil, a partir de uma visão filosófica da educação. O objetivo deste artigo é especificamente construir um debate sobre o tipo de ética presente nos Comitês e Comissões que avaliam a pesquisa científica e a produção acadêmica. Para tanto, submetemos as diretrizes e resoluções apresentadas pelas Comissões Nacionais que regem os comitês de ética em pesquisa no Brasil a um exame conceitual. Esperamos trazer a público questões fundamentais para o debate e para o confronto de ideias acerca da ética e da ciência, de seus métodos de ensino e aplicação na construção do conhecimento escolar e acadêmico.

Author Biography

Alexandre H. Reis, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Graduado e Mestre em Filosofia pela UFMG. Doutor pelo programa de Educação em Ciências da UFRGS. Professor adjunto da Universidade Federal do Vale do São Francisco, UNIVASF.

 

Published

2017-09-13

How to Cite

Reis, A. H. (2017). EDUCAÇÃO E ÉTICA PARA ALÉM DA DEONTOLOGIA: CRÍTICA TELEOLÓGICA E EXAME DOS COMITÊS DE ÉTICA EM PESQUISA. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 8(1), 179–201. https://doi.org/10.22407/2176-1477.2017v8i1.536

Issue

Section

Artigos de Revisão