UMA REFLEXÃO DA MODELAGEM MATEMÁTICA A LUZ DA TEORIA ROGERIANA

Authors

  • Rônero Márcio Cordeiro
  • Thâmara Chaves Brasil
  • Filomena Maria Cordeiro Moita

Keywords:

educação matemática, modelagem matemática, teoria humanista.

Abstract

Este artigo, de cunho teórico, tem como objetivo apresentar uma breve reflexão sobre o uso da Modelagem Matemática como metodologia de ensino nas aulas de Matemática. Para isso, apresenta-se essa metodologia a partir de uma perspectiva embasada nas contribuições da teoria humanista de Carl Rogers. Para a arquitetura das ideias, apresenta-se inicialmente os aspectos teóricos da Modelagem Matemática segundo alguns autores da área. A seguir é apresentada a teoria humanista de Carl Rogers e por fim apresenta-se como a Modelagem Matemática está fundamentada nessa teoria.  Sendo assim, os presentes autores estão preocupados com um ensino de Matemática que não tenha como finalidade única o desenvolvimento dos conteúdos dessa disciplina, mas que também possa desenvolver, nos alunos, uma capacidade crítica na sociedade por meio do conhecimento da matemática, o que é uma forma de desenvolver cidadania nos alunos. Espera-se, com este trabalho, contribuir para o debate teórico da Modelagem Matemática na Educação Matemática.

 

 

Published

2016-09-13

How to Cite

Cordeiro, R. M., Brasil, T. C., & Moita, F. M. C. (2016). UMA REFLEXÃO DA MODELAGEM MATEMÁTICA A LUZ DA TEORIA ROGERIANA. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 7(2), 73–83. Retrieved from https://revistascientificas.ifrj.edu.br/index.php/reci/article/view/482

Issue

Section

Artigos Científicos