A CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA ANÁLISE À LUZ DA FILOSOFIA DA LINGUAGEM DE BAKHTIN

Authors

  • Luiza Oliveira UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza e Instituto de Psicologia
  • Rose Mary Latini UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza e Departamento de Físico-Química
  • Maria Bernadete Pinto dos Santos UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza e Departamento de Físico-Química
  • Fátima de Paiva Canesin UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza e Departamento de Físico-Química

Abstract

Este artigo analisou como o conceito de Contextualização vem sendo abordado no Ensino de Ciências. Foi realizada uma análise do conceito de Contextualização nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e uma análise do conceito de Contextualização em uma prática de Ensino de Química.  Investigamos as edições da Revista Química Nova na Escola, com a intenção de identificar significados e concepções, presentes na Revista, sobre a Contextualização da Água no Ensino de Química.  Os estudos teóricos realizados apresentaram três abordagens sobre o conceito de Contextualização: o conceito tomado pelo viés da mera ilustração, quando há uma aproximação do conceito da perspectiva do senso comum ou, ainda, quando é embasado pela abordagem empirista. Ou ainda quando a prática é inspirada na abordagem piagetiana. Porém, podemos entender o conceito de Contextualização para além das abordagens citadas, a partir da ideia de que não é possível fazer desaparecer a historicidade quando tratamos de conhecimento. O aporte teórico da análise do discurso realizada neste artigo é a teoria que institui conceitos do chamado Círculo de Bakhtin. Concluiu-se que o conceito de Contextualização carece de maiores estudos, pois vem sendo apresentando na área de Ensino com várias abordagens como se fossem todas indicativas da perspectiva da crítica social. Este artigo analisou um documento oficial – PCNEM – parte III e identificou que tal ambigüidade em relação aos aportes teóricos está dada também no referido documento.  O artigo analisado no campo ensino de Química apresenta uma prática em que o conceito de Contextualização aproxima-se da abordagem histórico cultural de Vigotski. Isto revela uma prática que se institui como réplica ao documento oficial. Sendo assim, podemos propor que as análises sobre o tema da Contextualização se configurem a partir da concretude da sala de aula, lugar em que a réplica ao instituído no discurso oficial pode estar acontecendo.

Published

2015-08-07

How to Cite

Oliveira, L., Latini, R. M., dos Santos, M. B. P., & Canesin, F. de P. (2015). A CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA ANÁLISE À LUZ DA FILOSOFIA DA LINGUAGEM DE BAKHTIN. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 6(2), 29–45. Retrieved from https://revistascientificas.ifrj.edu.br/index.php/reci/article/view/355

Issue

Section

Artigos Científicos

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