ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO ESCOLAR

Authors

  • Edson Santos Wanderley Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
  • Eduardo Henrique Almada Cezar Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Abstract

Este artigo apresenta um estudo sobre a utilização de jogos didáticos (JDs) no ensino escolar visando averiguar a utilização sistemática desses jogos em escolas públicas do Ensino Fundamental no município do Rio de Janeiro. A pesquisa foi desenvolvida entre os anos de 2009 e 2011, e contou com a participação de 22 professores. O estudo visou como objetivo geral, investigar no âmbito da amostra das escolas visitadas e junto a professores entrevistados fora dos seus ambientes de trabalho, se os jogos didáticos são utilizados ou não como estratégia de ensino e de que forma isso é feito. A pesquisa possui um formato teórico empírico, de caráter exploratório e descritivo, desenvolvida mediante uma abordagem qualitativa. Para a interpretação e a discussão dos dados, recorreu-se aos estudos de Orlandi. Como resultado, verificou-se que não existe, por parte da maioria dos entrevistados, uma utilização sistematizada de Jogos Didáticos.

Palavras Chaves: jogos Didáticos, ensino e aprendizagem.

Author Biographies

Edson Santos Wanderley, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Professor de Educação Física do IFRJ, com mestrado em Ensino em Biociências e Saúde.

Eduardo Henrique Almada Cezar, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Professor de Educação Física do IFRJ, com doutorado em Ensino em Biociências e Saúde.

Published

2014-10-06

How to Cite

Wanderley, E. S., & Almada Cezar, E. H. (2014). ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO ESCOLAR. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 4(2), 106–122. Retrieved from https://revistascientificas.ifrj.edu.br/index.php/reci/article/view/174

Issue

Section

Artigos Científicos