A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE CÉLULA A PARTIR DE UMA WEBGINCANA
DOI:
https://doi.org/10.22407/2176-1477/2020.v11i2.1293Keywords:
Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Recurso Educacional. Webgincana.Abstract
A popularização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) encaminha a escola no sentido de inserir tais recursos em suas práticas educativas. Assim, dentre os diversos recursos de ensino existentes, destaca-se a webgincana, que consiste em um modelo de uso estruturado da internet com a finalidade de busca de informações para questões que exigem construção de conhecimento no lugar do conhecido “copia e cola”, sendo desenvolvida como um jogo de competição entre equipes. Este trabalho teve como objetivo elaborar e aplicar uma webgincana sobre o tema Citologia a fim de validá-la como um recurso para a prática docente, no formato de um produto educacional. A pesquisa, de cunho qualitativa, foi realizada com alunos de Biologia da 1ª série do Ensino Médio de uma escola estadual localizada na cidade de Itaperuna/RJ. A estratégia metodológica baseou-se na produção e realização da webgincana. A coleta de dados foi efetuada à partir da exploração da tarefa sendo estes analisados de acordo com os critérios avaliativos estabelecidos na webgincana. Os resultados indicaram o cumprimento do jogo com êxito por todas as equipes, com a webgincana tendo proporcionado o desenvolvimento de aspectos tais como, a autonomia, a colaboração e o envolvimento ativo dos estudantes na busca pelas soluções de suas tarefas.
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