INVESTIGAÇÃO DAS HABILIDADES E COMPETÊNCIAS TRAZIDAS NAS QUESTÕES DE QUÍMICA DO ENEM 2009-2017 A PARTIR DA ANÁLISE DE CONTEÚDO DE BARDIN
DOI:
https://doi.org/10.22407/2018.v9i3.1002Keywords:
Habilidades e competências, Química, Ciências da Natureza, ENEMAbstract
Este artigo relata uma pesquisa de caráter qualitativo exploratória em que foi analisada a relação entre as questões de Química propostas nas provas do ENEM 2009 a 2017 e as respectivas habilidades e competências na área de Ciências da Natureza associadas a elas. Com base na Análise de Conteúdo discutida por Bardin (2011), os dados foram categorizados buscando sistematizar o material da pesquisa. Ao final da análise, verificou-se as habilidades recorrentes no ENEM, identificando os conceitos químicos abordados nas questões e os temas sociais articulados. Também foi possível compreender como as habilidades propostas na competência 7, que se relacionam ao conteúdo específico da Química, podem contribuir para a elaboração de questões contextuais. Isso pode impactar a prática dos professores no Ensino Médio, favorecendo abordagens interdisciplinares em sala de aula e o aprimoramento dos processos avaliativos/formativos.
References
ANTUNES, Murilo Tissone. Ser Protagonista Química: Competências ENEM. 1ª ed. São Paulo: Edições SM Ltda, 2014.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. 1ª edição – Revista e atualizada. São Paulo: Edições 70, 2011.
BRASIL. Matriz de Referência para o ENEM. Senado Federal, Brasília, DF: Ministério da Educação, 2012.
BRASIL, Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Lei 9394/1996, Senado Federal. Disponível em: < http://www2.senado.leg.br/bdsf/>, 2017.
CARVALHO, Ana Maria Pessoa. Critérios Estruturantes para o Ensino de das Ciências. In: CARVALHO, Ana Maria Pessoa de (Org). Ensino de Ciências: Unindo Pesquisa e Prática. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2006.
COSTA- BEBER, Laís Basso e MALDANER, Otávio Aloísio. Um Estudo sobre as Características das Provas do Novo ENEM: Um Olhar para as Questões que Envolvem Conhecimentos Químicos. Química Nova na Escola, Vol. 37, n.1, p. 44-52, fev., 2015.
COSTA, Élvia S. C; SANTOS, Marcelo L; SILVA, Erivanildo L. Abordagem da Química no novo ENEM: Uma análise acerca da interdisciplinaridade. Química Nova na Escola, Vol. 38, n.2, p.112-120, maio, 2016.
DOMINGUINI, Lucas & ORTIGARA, Vidalcir. Análise de conteúdo como metodologia para seleção de livros didáticos de Química. In: XV Encontro Nacional de Ensino de Química (XV ENEQ).; 2010, Brasília. Anais ENEQ. Brasília, Universidade Federal de Brasília, 2010.
GÜNTHER, Hartmut. Pesquisa Qualitativa versus Pesquisa Quantitativa: Esta é a questão? Psicologia: Teoria e Pesquisa, v.22, n.2, p.201-210, maio a agosto de 2006.
MACEDO, Lino. Competências na Educação. 2008. Texto disponível em: http://www.rededosaber.sp.gov.br/portais/Portals/18/arquivos/competencias_na_educacao_cr.pdf. Acesso em: 21/05/18.
MACENO, Nicole Glock; RITTER-PEREIRA, Jaqueline; MALDANER, Otávio Aloisio; GUIMARÃES, Orliney Maciel. A Matriz de Referência do ENEM 2009 e o Desafio de Recriar o Currículo de Química na Educação Básica. Química Nova na Escola, v. 33, n.3, p. 153-159, Ago, 2011.
MACENO, Nicole Glock; GUIMARÃES, Orliney Maciel. Compreensões e Significados sobre o Novo ENEM entre Profissionais, Autoridades e Escolas: um estudo para o estado do Paraná. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Vol. 13, Nº 2, p. 27-48, 2013.
OLIVEIRA, Eliana; ENS, Romilda Teodora; ANDRADE, Daniela B. S. Freire; MUSSIS, Carlo, Ralph. Análise de conteúdo e pesquisa na área da educação. Revista Diálogo Educacional, v.4, n.9, p.11-27, maio/ago, 2003.
SANTOS, W. L. P; SCHNETZLER, R. P. Educação em Química: Compromisso com a cidadania. 3a ed. Ijuí, RS: Editora Unijuí, 2003.
SANTOS, Wildson Luiz P; SCHNETZLER, Roseli Pacheco. O que significa ensino de Química para formar cidadão? Química Nova na Escola, n.4, p.28-34, 1996.
SILVA, Rayane Cristian Ferreira; Análise do Conteúdo de Radioatividade em Livros Didáticos de Química tendo como base as Competências e Habilidades do ENEM. UFV, jul. 2015. Disponível em: http://www.deq.ufv.br/ arquivos_internos/monografias/Monografia+Licenciatura++Rayane.pdf. Acesso em: 28/05/2018.
VALENTE, S. M. P. Competências E Habilidades: Pilares Do Paradigma Avaliativo Emergente. Texto é parte integrante da Tese de Doutorado: Parâmetros Curriculares e Avaliação nas Perspectivas do Estado e da Escola, defendida na UNESP/Marília em 20 de junho de 2002.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2019 Rayane Cristian Ferreira Silva, Vinícius Catão de Assis Souza
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do artigo, e se compromete a enviar como documento suplementar uma carta de consentimento com a assinatura de todos os autores informando que tem a permissão para a submissão do texto assim como assegura que não há violação de direitos autorais e nem qualquer tipo de plágio (incluindo autoplágio).