INVESTIGAÇÃO DAS HABILIDADES E COMPETÊNCIAS TRAZIDAS NAS QUESTÕES DE QUÍMICA DO ENEM 2009-2017 A PARTIR DA ANÁLISE DE CONTEÚDO DE BARDIN

Authors

  • Rayane Cristian Ferreira Silva Universidade Federal de Minas Gerais
  • Vinícius Catão de Assis Souza Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.22407/2018.v9i3.1002

Keywords:

Habilidades e competências, Química, Ciências da Natureza, ENEM

Abstract

Este artigo relata uma pesquisa de caráter qualitativo exploratória em que foi analisada a relação entre as questões de Química propostas nas provas do ENEM 2009 a 2017 e as respectivas habilidades e competências na área de Ciências da Natureza associadas a elas. Com base na Análise de Conteúdo discutida por Bardin (2011), os dados foram categorizados buscando sistematizar o material da pesquisa. Ao final da análise, verificou-se as habilidades recorrentes no ENEM, identificando os conceitos químicos abordados nas questões e os temas sociais articulados. Também foi possível compreender como as habilidades propostas na competência 7, que se relacionam ao conteúdo específico da Química, podem contribuir para a elaboração de questões contextuais. Isso pode impactar a prática dos professores no Ensino Médio, favorecendo abordagens interdisciplinares em sala de aula e o aprimoramento dos processos avaliativos/formativos.

Author Biographies

Rayane Cristian Ferreira Silva, Universidade Federal de Minas Gerais

Licenciada em Química pela UFV. Mestrado em Química Inorgânica pela UFMG. Atualmente doutoranda em Química Inorgânica pela UFMG.

Vinícius Catão de Assis Souza, Universidade Federal de Viçosa

Professor Assistente 1, Universidade Federal de Minas Gerais na área de Educação em Química

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Published

2019-01-27

How to Cite

Silva, R. C. F., & Souza, V. C. de A. (2019). INVESTIGAÇÃO DAS HABILIDADES E COMPETÊNCIAS TRAZIDAS NAS QUESTÕES DE QUÍMICA DO ENEM 2009-2017 A PARTIR DA ANÁLISE DE CONTEÚDO DE BARDIN. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 9(3), 125–139. https://doi.org/10.22407/2018.v9i3.1002

Issue

Section

Artigos Científicos