O QUE DESCREVEM SER CIÊNCIA ESTUDANTES DE UM CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS?
DOI:
https://doi.org/10.22407/2018.v9i3.976Palavras-chave:
Ciências, Estudantes, Focos de aprendizagem científica, Análise textual discursiva.Resumo
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que buscou investigar o que estudantes do curso de licenciatura em Ciências Biológicas de uma universidade pública do estado do Paraná descreviam ser ciência. Para a coleta de dados, foi solicitado que os participantes registrassem dez palavras que consideravam explicitar o que para eles era ciência. Os dados foram categorizados a partir da análise textual discursiva, assumindo os Focos da Aprendizagem Científica (FAC) por categorias a priori. Desse processo interpretativo foi possível observar que as considerações sobre ciência para a maior parte dos estudantes diziam respeito primariamente à compreensão do conhecimento científico (Foco 2), enquanto que a menor parte delas relacionava-se ao seu interesse pela ciência (Foco 1) e à sua identificação com o empreendimento científico (Foco 6). Analisando como refletem sobre a natureza da ciência (Foco 4), pode-se observar que a maior parte dos registros estava relacionada a uma abordagem integrada de ciência, todavia a palavra com maior frequência dá indícios de relação com uma abordagem cronológica da ciência.
Referências
ABELL, Sandra; SMITH, Deborah. What is science? Preservice elemmentary teacher’s conceptions of nature of science. International Journal of Science Education, v.16, n.4, p.475-487, 1994.
ARRUDA, Sergio de Mello; PASSOS, Marinez Meneghello; PIZA, Cristina Aparecida de Melo; FELIX, Rosélis Aparecida Bahls. O aprendizado científico no cotidiano. Ciência & Educação, v.19, n.2, p.481-498, 2013.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 3. ed. Lisboa: Edições 70, 2004.
BASTOS, Fernando. História da Ciência e Ensino de Biologia: a pesquisa médica sobre febre amarela (1881-1903). Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1998.
CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley. Breve gramática do português contemporâneo. Lisboa: Edições João Sá da Costa, 2000.
DÍAZ, José Antonio Acevedo. Reflexiones sobre las finalidades de la enseñanza de las ciencias: educación científica para la ciudadanía. Eureka, v.1, n.1, p.3-16, 2005.
FISCHER, Steven Roger. História da leitura. São Paulo: UNESP, 2006.
HOUAISS, Antônio.Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.
LEDERMANN, Norman. Student’s and teacher’s conceptions of the nature of science: a review of the research. Journal of Research in Science Teaching, v.29, n.4, p.331-
-359, 1992.
MATTHEWS, Michael Robert. Science teaching. London: Routledge, 1994.
MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva. Ijuí: EditoraUnijuí, 2007.
NACIONAL RESEARCH COUNCIL. Learning Science in Informal Environments: people, places, and pursuits. Washington: The National Academic Press, 2009.
ORTIZ, Etiane; PASSOS, Marinez Meneghello; SILVA, Marcos Rodrigues da. Investigando o que estudantes do curso de Ciências Biológicas pensam a respeito da História da Ciência. Contexto & Educação, a.30, n.97, p.117-137, 2015.
SCHEID, Neusa Maria John. A contribuição da história da biologia na formação inicial de professores de Ciências Biológicas. 2006. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2006.
SCHEID, Neusa Maria John; FERRARI, Nadir; DELIZOICOV, Demétrio. Concepções sobre a natureza da ciência num curso de Ciências Biológicas: imagens que dificultam a educação científica. Investigações em Ensino de Ciências, v.2, n.2, p.157-181, 2007.
SCHEID, Neusa Maria John; PERSICH, Gracielli Dall Ostro; KRAUSE, João Carlos. Concepção de natureza da ciência e a educação científica na formação inicial. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS, 7., 2009, Florianópolis, Atas... Belo Horizonte: Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Geovana Lourenço, Marinez Meneghello Passos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do artigo, e se compromete a enviar como documento suplementar uma carta de consentimento com a assinatura de todos os autores informando que tem a permissão para a submissão do texto assim como assegura que não há violação de direitos autorais e nem qualquer tipo de plágio (incluindo autoplágio).