O QUE DESCREVEM SER CIÊNCIA ESTUDANTES DE UM CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS?

Autores

  • Geovana Lourenço
  • Marinez Meneghello Passos

DOI:

https://doi.org/10.22407/2018.v9i3.976

Palavras-chave:

Ciências, Estudantes, Focos de aprendizagem científica, Análise textual discursiva.

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que buscou investigar o que estudantes do curso de licenciatura em Ciências Biológicas de uma universidade pública do estado do Paraná descreviam ser ciência. Para a coleta de dados, foi solicitado que os participantes registrassem dez palavras que consideravam explicitar o que para eles era ciência. Os dados foram categorizados a partir da análise textual discursiva, assumindo os Focos da Aprendizagem Científica (FAC) por categorias a priori. Desse processo interpretativo foi possível observar que as considerações sobre ciência para a maior parte dos estudantes diziam respeito primariamente à compreensão do conhecimento científico (Foco 2), enquanto que a menor parte delas relacionava-se ao seu interesse pela ciência (Foco 1) e à sua identificação com o empreendimento científico (Foco 6). Analisando como refletem sobre a natureza da ciência (Foco 4), pode-se observar que a maior parte dos registros estava relacionada a uma abordagem integrada de ciência, todavia a palavra com maior frequência dá indícios de relação com uma abordagem cronológica da ciência.

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Publicado

2019-01-27

Edição

Seção

Artigos Científicos