ETNOCIÊNCIA: UM BREVE LEVANTAMENTO DA PRODUCÃO ACADÊMICA DE DISCENTES INDÍGENAS DO CURSO DE EDUCAÇÃO INTERCULTURAL

Autores

  • Adriane Pesovento Universidade Federal de Rondônia
  • Juscinete Rosa Soares Wieczorkowki Universidade Federal de Rondônia - UNIR
  • Kachia Hedeny Téchio Universidade Federal de Rondônia - UNIR

DOI:

https://doi.org/10.22407/2018.v9i3.948

Palavras-chave:

Etnociências, educação indígena, formação de professores

Resumo

A ciência tem como desafio estudar fenômenos naturais e culturais, auxiliando o homem a compreender a realidade onde se insere e se desenvolve. A etnociência é uma área bastante recente, diante das demais áreas da ciência, e vem instigando muitos pesquisadores num esforço conjunto para resgatar, revalorizar os conhecimentos tradicionais, que em muitos casos foram quase totalmente colonizados frente ao conhecimento científico. Dessa forma, a Etnociência posiciona-se como caminho alternativo a rigidez científica, sem menosprezar nenhuma das metodologias construídas pela ciência ocidental, mas utilizando-se delas como ferramentas para releituras que propiciem compreensão mais adequada e respeitosa da relação entre humanidade e natureza. Em termos epistemológicos, a etnociência enquadra-se na antropologia, outra ciência recente que ainda encontra muitos obstáculos de reconhecimento. A etnociência em sua significação literal é a ciência do outro. Sabe-se que a cultura é um elemento ativo e orgânico na vida do ser humano, e que não existe nenhum indivíduo que não tenha uma cultura, pois cada homem cria, reproduz, propaga e, em alguns casos tenta impor, sua cultura sobre as demais, ao que chamamos de etnocentrismo.  Neste artigo, utilizou-se a pesquisa bibliográfico, para produzir um levantamento sobre as recentes e inéditas produções científicas desenvolvidas por alunos indígenas, num curso intitulado Educação Intercultural, especificamente desenvolvido para a formação de professores indígenas. Analisou-se os trabalhos de conclusão de curso dos anos de 2015 a 2016, por serem os primeiros trabalhos registrados, visto o curso ter apenas cinco anos de funcionamento, na Universidade Federal de Rondônia. Objetivou-se nesse levantamento bibliográfico observar sobre quais temáticas que esses discentes indígenas têm se debruçado enquanto pesquisadores, quais suas preocupações enquanto autores e futuros professores que irão lecionar em escolas indígenas. Esse é um trabalho inicial, ainda em andamento, e um dos objetivos principais é analisar se a relação colonizador/colonizado se perpetua nas produções dos autores/discentes indígenas ou se já existe algum cenário novo em construção para um novo tipo de formação de professores, principalmente indígenas. Ainda, pretendeu-se analisar o “fazer” etnociência, seus significados e contribuições para essa área científica e para o ensino e aprendizagem da formação docente.

Biografia do Autor

Adriane Pesovento, Universidade Federal de Rondônia

Doutora em Educação - Professora do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Ensino de Ciências da Natureza da Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Juscinete Rosa Soares Wieczorkowki, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Aluna do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza - Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Kachia Hedeny Téchio, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Doutora em Antropologia, professora do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências da Natureza, da Universidade Federal de Rondônia-UNIR

Referências

ALVES, A.G.C. e ALBUQUERQUE, U.P. Exorcizando termos em etnobiologia e etnoecologia. In: ALVES, A.G.C., ALBUQUERQUE, U.P. & LUCENA, R.F.P. (Org). Atualidade sem etnobiologia e etnoecologia. Volume 2. Sociedade Brasileira de Etnobiologia e Etnoecologia/Núcleo de Publicações em Ecologia Etnobotânica. Recife, 2005.

ALVES, R. Entre a ciência e a sapiência: o dilema da educação. São Paulo: Loyola, 1999.

BRASIL. Ministério da Educação. Referenciais para a formação de professores indignas/ Secretaria de Educação Fundamental - Brasília: MEC; SEF, 2002.

CASTANHO, Maria Eugênia de Lima e Montes. Docência e inovação na área de ciências exatas e engenharia. Revista de educação PUC- Campinas, Campinas (SP), n. 12, v., p. 51-60, junho, 2002. Disponível em http://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/reveducacao/index. Acesso em 11 de abril de 2018.

CAVALCANTE, Lucíola Inês Pessoa. Formação de Professores na perspectiva do movimento dos Professores indígenas da Amazônia. Revista Brasileira de Educação Jan/Fev/Mar/Abr n. 22, Manaus, 2003

CUNHA, Maria Isabel da. O professor Universitário na transição dos paradigmas. Araraquara/SP, JM Editora, 1998.

DIEGUES, A.C. e ARRUDA, R.S.V. Saberes tradicionais e biodiversidade no Brasil. Brasília: MMA; São Paulo: USP, 2001.

D´AMBROSIO, U. Etnomatemática: arte ou técnica de ensinar e conhecer. 4ed., São Paulo, editora Àtica, 1998.

DEINTER (http://www.deinter2.unir.br/?pag=est%C3%A1tica&título=tcc) Acesso em 04 de maio de 2018.

FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas: Autores Associados, 2006.

GRUPIONI, Luís Donisete Benzi; MONTE, Nietta Linderberg (coord.). Referenciais para a formação de professores indígenas. Secretaria de Educação Fundamental – SEF/MEC, Brasília, 2002.

JABUTI, A. A pintura Corporal do Povo Gjeoromitxi. Curso de Licenciatura em Educação Básica Intercultural Ciências e Sociedade. Fundação Universidade Federal de Rondônia-Campus de Ji-Paraná, 2015. Disponível em: <http://www.deinter2.unir.br/menus_arquivos/2098_alina_jabuti.pdf > acesso em 28 de abr. 2018.

MORIN, E.; ALMEIDA, M. C. e CARVALHO, E. de A. (org.) Educação e complexidade: Os sete saberes e outros ensaios.3. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

MORAES, Maria Candida. Reencantando a educação a partir de novos paradigmas das ciências. Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, Brasil, 2004. Disponível em: < http:/www.ub.edu/sentipensar/pdf/candida/reencantar_educação.pdf > Acesso em: 27 de abr. 2018.

VIVIEIROS DE CASTRO. Metafísicas Canibais: elementos para uma antropologia pó estrutural. São Paulo: Cosac & Naify, 2015.

ZIVIERI NETO, Orestes. Tempos e Saberes: a constituição do professor experiente em matemática. Tese de Doutorado- Faculdade de Filosofia e Ciências- Universidade Estadual Paulista, Araraquara, SP, 2009.

Downloads

Publicado

2019-01-27

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)