ESCOLA INDÍGENA, ALFABETIZAÇÃO E LÍNGUAS

Autores

  • Kachia Hedeny Téchio Universidade Federal de Rondônia
  • Juscinete Rosa Soares Wieczorkowski Universidade Federal de Rondonia

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2021.v12i1.1298

Palavras-chave:

Escola indígena, processo de alfabetização, língua materna

Resumo

A educação escolar indígena vem sendo construída por povos indígenas do país desde a promulgação da Constituição Federal (1988), que oportunizou, por meio de suas leis, o direito a uma educação diferenciada e de acordo com suas culturas tradicionais. Este artigo apresenta diálogos e reflexões referentes às escolas indígenas de Rondônia, sua língua materna e o processo de alfabetização através da escrita produzida por professores indígenas do curso superior de Educação Básica Intercultural. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica com base na análise de 07 (sete) TCC’s de autores indígenas do Curso de Educação Básica Intercultural da Universidade Federal de Rondônia-UNIR, que discorrem sobre a escola indígena, alfabetização, língua materna e pesquisas referentes às leis que regulamentam e norteiam a educação indígena. Os resultados revelaram que a história dos indígenas é marcada por diversas ações pedagógicas diferentes, que trazem uma visão sobre a formação da identidade cultural da criança indígena. Com a inserção de um novo modelo escolar, as etnias passaram a participar de aulas na escola formal. A maioria dos indígenas são bilíngues, existindo ainda membros que falam apenas a língua materna, uma forma de preservação da identidade cultural da etnia. Conclui-se que a educação escolar formal contribuiu, de forma geral, para a interação dos povos indígenas com diferentes culturas. Uma das maiores conquistas foi a aquisição de conhecimentos relacionados à legislação vigente, empoderando os nativos na luta por seus direitos. As considerações finais enfatizam e corroboram com inúmeros autores quanto à necessidade de respeitar a cultura indígena, assim como as demais, uma vez que cada uma tem seus valores, saberes e histórias, requisitos fundamentais na identidade de um povo.

Biografia do Autor

Kachia Hedeny Téchio, Universidade Federal de Rondônia

Professora Adjunta na Universidade Federal de Rondônia

Coordenadora do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências

Pesquisadora GEPPEA

 

Juscinete Rosa Soares Wieczorkowski, Universidade Federal de Rondonia

Pesquisadora GEPPEA

Mestranda PGECN

Referências

REFERÊNCIAS

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Publicado

2021-04-14

Edição

Seção

Artigos Científicos